Ribeirão Preto receberá mais um centro comercial e desta vez com o conceito de “Open Mall” (shopping aberto). O empreendimento que será instalado na Avenida Dom Pedro I, no bairro Ipiranga, na zona Norte, já está com a construção em andamento e conta com previsão de término para dezembro deste ano. A partir disso, os lojistas iniciarão suas obras de instalação. A inauguração oficial deve ocorrer em março de 2022.
O co-fundador da Mec Malls e presidente da Associação Brasileira de Strip Malls (Abmalls), Marcos Saad, informou que o centro comercial contará com uma área de aproximadamente 7 mil m², na qual serão distribuídas oito lojas. Ainda segundo ele, já estão confirmadas marcas como McDonald’s, Smart Fit, Cobasi, Lojas União e ViaLaser.
Saad ressaltou ainda que já desenvolveu 25 projetos neste conceito nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que, em Ribeirão Preto, estima-se que sejam gerados aproximadamente 500 vagas de emprego.
“Trata-se de um conceito focado em alimentação e serviços, com amplo pátio de estacionamento de 120 vagas e redes de lojas líderes em seus segmentos. Os consumidores serão surpreendidos com um empreendimento moderno, com iniciativas voltadas à sustentabilidade em um espaço agradável, com segurança e gestão profissional”, disse.
Na última terça-feira, 19 de outubro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) esteve presente no local em que o empreendimento está sendo construído e comentou sobre a criação dos empregos que este irá proporcionar para aquela região de Ribeirão Preto.
“Esses 500 empregos gerados no Alto do Ipiranga vão trazer mais desenvolvimento para essa região da nossa cidade, indo ao encontro do que nós estamos procurando trazer para Ribeirão Preto: empregos sustentáveis, duráveis, para a gente acelerar essa retomada depois da epidemia da covid-19”, disse Nogueira.
Cidade dos shoppings
Além do grande calor, Ribeirão Preto também é conhecida por seus shoppings centers. A cidade já conta com quatro empreendimentos neste modelo, mas Marcos Saad ressalta que os strip malls não são concorrentes dos shoppings. “Trata-se de outro momento de consumo. Quando os clientes têm pouco tempo para adquirir produtos e serviços nas proximidades de sua residência”, informou o co-fundador da Mec Malls.
Ainda de acordo com Saad, os strip malls se caracterizam por estarem inseridos em bairros residenciais e formados por segmentos de alimentação e serviços, o que ocasiona um sucesso onde são implementados. Ele completou ainda dizendo que este conceito ganhou mais relevância por conta do home office.
Avenida Dom Pedro I
A escolha da avenida para a instalação do centro comercial se deu pelo fato de que este é um trecho em que consiste um corredor comercial relevante na região, que conta com alto adensamento residencial na área de influência e com elevada quantidade de público passante na via.