O ex-prefeito de Cravinhos e atual presidente da Câmara de Vereadores, José Francisco Matasso Ferdinando (PSDB), mais conhecido como “Cabelim”, usou a tribuna do Legislativo para criticar o atual governador João Doria (PSDB) por, segundo ele, dividir o partido para conseguir viabilizar sua candidatura à Presidência da República.
Segundo ele, o governador estaria utilizando de métodos “preponentes e desonestos” para tirar do PSDB tucanos históricos, como o ex-governador Geraldo Alckmin. “Cabelim” afirma que, para viabilizar sua candidatura, Doria também estaria filiando ao partido pessoas “que até ontem eram inimigos políticos”.
Membro do PSDB há 30 anos, o ex-prefeito diz que gostaria que sua manifestação – gravada em vídeo – chegasse às mãos de membros históricos e fundadores da legenda, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Há mais de duas décadas na política, “Cabelim” já exerceu os cargos de prefeito e vice-prefeito do município.
Seu grupo político, aliás, mantém-se à frente do Executivo e do Legislativo desde 2000. Nas últimas cinco eleições municipais, Cravinhos elegeu apenas dois prefeitos: José Carlos Carrascosa dos Santos (o “Boi”, reeleito pela última vez em 2016) e “Cabelim”.
O cenário político aponta a cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto como dona do maior número de mandatos consecutivos do PSDB no estado. Atualmente, quem comanda a prefeitura de Cravinhos é o também tucano Itamar Bueno.
No Legislativo desde as eleições de 2016, “Cabelim” ocupou a presidência da Câmara no biênio 2017-2018. Em dezembro do ano passado, foi reeleito para o cargo para os próximos dois anos de mandato. À frente da Casa de Leis, segue em parceria com “Boi” na administração municipal.
Vale lembrar que neste final de semana Doria estará na região, onde se reunirá com membros do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em busca de apoio para sua candidatura. Nas pesquisas eleitorais realizadas para presidente da República, ele aparece, em média, com 3% das intenções de votos.