A prefeitura de Ribeirão Preto já definiu as regras de visitação aos três cemitérios públicos da cidade no feriado do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, primeira terça-feira do mês. Conforme o decreto número 220/2021, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 27 de setembro, que autoriza excepcionalmente atividades ao ar livre, os espaços permanecerão abertos das sete às 18 horas.
Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o setor administrativo vai funcionar das 7h30 às 17 horas nos cemitérios da Saudade, nos Campos Elíseos (Zona Norte); Bom Pastor, no Jardim Novo Mundo (Zona Leste), e no distrito de Bonfim Paulista (Zona Sul). Os eventos serão restritos à celebração de missas, orações por entidades religiosas, entrega de mensagens consoladoras e lives realizadas por funerárias.
O controle de entrada observará as medidas preventivas estabelecidas em legislação estadual e municipal. Os frequentadores deverão manter o distanciamento social de no mínimo um metro sempre que possível. O uso de máscara será obrigatório. A prefeitura recomenda a hidratação e o uso de roupas frescas e de sapato fechado, porém confortável.
O decreto orienta as famílias a restringir, se possível, a visitação de idosos, crianças e portadores de comorbidades. O visitante também deve evitar período de longa permanência nos cemitérios. Os familiares dos mortos devem retirar as embalagens plásticas dos vasos de flores – para evitar o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.
As velas deverão ser acesas tão somente em local próprio (veleiro). Será fornecido álcool em gel nas portarias, além de sabonete e insumos nos sanitários. No ano passado, por causa da pandemia de coronavírus, quando ainda não havia vacina contra a covid-19 disponível, a presença de visitantes foi bem inferior ao volume de 2019. Em Ribeirão Preto, o decreto número 270/2020 impôs regras parecidas com as deste ano para visitação.
Os três cemitérios de Ribeirão Preto e o de Bonfim Paulista costumam receber cerca de 150 mil pessoas no feriado do Dia de Finados. No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público é 50 mil visitantes – tem cerca de 7.500 jazigos e mais de 132 mil pessoas sepultadas. No de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, são 20 mil visitantes – tem cerca de 1.120 túmulos com 9.850 corpos.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costuma receber 55 mil visitantes – tem cerca de 13 mil jazigos e mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas, geralmente.
Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto
Cemitério da Saudade
Avenida Saudade nº 1.775, Campos Elíseos
Expectativa de visitas: 50 mil
Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas nº 600, Jardim Novo Mundo
Expectativa de visitas: 55 mil
Bonfim Paulista
Rua Izokiti Menoara s/nº, Jardim São Leandro I
Expectativa de visitas: 20 mil
Memorial Parque dos Girassóis
Avenida Afonço Valera nº 350, Recreio das Acácias
Expectativa de visitas: 5 mil