O Banco de Sangue de Sertãozinho alerta doadores em potencial para a necessidade de doação de todos os tipos sanguíneos. Esta colaboração é essencial para manutenção dos estoques de hemocomponentes em níveis seguros. Para agendar o horário, basta que o doador entre em contato pelo WhatsApp (16) 98169-0001.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Quem vai doar sangue pela primeira vez deve ter até 61 anos de idade.
Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
Quem teve covid-19 precisa aguardar 30 dias da cura dos sintomas para realizar a doação. Quem se imunizou contra o coronavírus com a vacina Coronavac/Sinovac/Butantan deve aguardar 48 horas para realizar a doação. Já as pessoas imunizadas com as vacinas Astrazeneca/ Oxford/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Janssen/Jhonson&Johnson devem aguardar sete dias.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das sete às 13 horas. O Banco de Sangue de Sertãozinho fica na rua Epitácio Pessoa nº 1.401, Centro. Dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue.com.br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Instagram – @bssdoesangue).