A cidade de Ribeirão Preto agora está no radar das principais provas de skate do mundo. O prefeito Duarte Nogueira inaugurou na manhã do último sábado (9), no Parque Ecológico Maurílio Biagi, a RP Skate Park, considerada uma das maiores e mais completas pistas da modalidade no Brasil. Devido à tecnologia e padrões, a pista tem potencial para atrair o interesse de atletas e competições de abrangência nacional e internacional.
Idealizada pelo Instituto Nova Era, com projeto do skatista Bob Burnquist, dez vezes campeão mundial, a RP Skate Park possui espaço para arquibancada, área para juízes e atletas, além de toda a infraestrutura necessária para a prática esportiva.
A pista tem mais de quatro mil metros quadrados e integra, em um mesmo espaço, as duas principais modalidades do esporte, park e street, que ganharam maior repercussão e reconhecimento após as Olimpíadas de Tóquio, quando os brasileiros Kelvin Hoefler, Rayssa Leal, a “Fadinha” e Pedro Barros subiram ao pódio para trazer três pratas ao país.
O skatista Bob Burnquist participou do evento e agradeceu à toda a equipe da prefeitura para que fosse possível transformar o sonho do projeto em realidade. “Fico feliz e honrado em fazer parte desta realização tão importante para o esporte.”
Um dos maiores nomes da história do skate, Burnquist falou sobre a expansão da modalidade no país. Para ele, é necessário ter investimento, acompanhamento e dedicação para o surgimento de novos talentos.
“Onde nasce uma planta, nasce outra, e você cuidando, regando, incentivando, investindo, como estamos vendo o investimento no equipamento correto, acompanhando, e esse é um exemplo positivo no Brasil de construção de pista, design e acompanhamento técnico. Existem exemplos negativos de investimento público que vai e constrói errado, que não faz o acompanhamento e não está nem aí. Temos de ficar de olho para que continue na boa qualidade”, disse Burnquist em entrevista ao site globoesporte.com.