A prefeitura de Ribeirão Preto promoveu, na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, uma cerimônia simbólica para comemorar a histórica marca de um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas em moradores da cidade, desde 19 de janeiro, quando a técnica de enfermagem Maria Lucia dos Santos, a Malu, de 45 anos, recebeu a Coronavac/Sinovac/Butantan no Hospital das Clínicas.
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura, participaram do evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mamoro Kobayashi, no distrito de Bonfim Paulista, onde ocorreu a aplicação da milionésima dose. Quem recebeu o imunizante da AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz foi a publicitária Júlia Simão Siqueira, de 31 anos.
“Estou muito feliz, foi emocionante, fui pega de surpresa, mas uma boa surpresa e tomei a segunda dose, graças a Deus”, revelou a publicitária. O secretário José Carlos Moura ressaltou a importância da vacinação e orientou a população a se imunizar contra a doença.
“Essa aplicação comemora a grande adesão da população à vacina, o que ajudou efetivamente na queda de casos, privação das pessoas, ocupação de leitos, internações e óbitos. Chegamos a uma marca importante em Ribeirão Preto e assim devemos continuar, pelo bem de todos. Às pessoas que não receberam a vacina, procurem o agendamento, se vacinem para que possamos manter os números cada vez menores”, orientou o titular da pasta.
“Vivemos momentos difíceis, mas enfrentados com muita coragem. Um milhão de doses, só pra gente ter ideia do que significa, considerando uma fila de doses, com três doses por metro, seria mais de 300 quilômetros de fila, o que não é pouco”, disse o prefeito.
“Hoje temos o reconhecimento, a total compreensão, de que sem a vacina não conseguiríamos salvar vidas. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os profissionais da saúde pela dedicação e trabalho”, emendou o chefe do Executivo.
A marca de um milhão foi superada na quinta-feira (14), quando o “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), indicava que Ribeirão Preto havia aplicado 1.001.103 doses de vacina contra a covid-19.
Às 19h30 desta sexta-feira, a cidade já havia aplicado 1.005830 doses. A cidade já imunizou mais da metade da população com ao menos uma aplicação. Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 2.845 doses de imunizantes no dia 5 de outubro, saltando de 1.067.140 para 1.069.985. De acordo com a ferramenta, 541.288 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade.
Estes “ribeirão-pretanos” representam 75,2% da população, estimada em 720.116 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 19.097 pessoas receberam a vacina da Janssen/Johnson&Johnson, em dose única (2,7% dos moradores).
Ou seja, 560.385 habitantes já receberam ao menos uma dose (77,8%). Além disso, 427.234 receberam a segunda dose (59,3% da população) e 18.211, a terceira (2,5%). Assim, 464.542 pessoas estão imunizadas (64,5%) com a dose única e com duas ou três doses, mais da metade dos moradores.