Plataforma TIM Ads ouviu mais de 128 mil pessoas em todo o país, com o objetivo de compreender a relevância da profissão às vésperas da celebração nacional do Dia dos Professores, em 15 de outubro
A operadora de telefonia móvel TIM promoveu pesquisa realizada com 128 mil clientes do plano pré-pago de todo o Brasil, com o objetivo de compreender a opinião do público sobre a importância da docência. Foi também coletada a visão mais recente dos próprios profissionais da educação sobre as vantagens e desvantagens da profissão, além das dificuldades ainda enfrentadas na pandemia. O Dia do Professor será celebrado nesta sexta-feira, 15 de outubro.
Uma das principais constatações da enquete diz respeito à relevância do professor para a vida: 68% dos entrevistados disseram ser uma profissão “muitíssimo importante” e 12% avaliaram como “importante” – totalizando 80%. Em contraste, outros 11% avaliaram como “pouco” ou “nada importante”, enquanto 9% mostraram indiferença, afirmando que a figura de um professor é “nem muito nem pouco importante”.
Já 11% dos respondentes que exercem ou exerceram a função de professor apontaram os prós e contras da profissão. Como vantagem, empataram com 25% o fato de poder ser uma influência para o futuro da sociedade e de poder contribuir com a formação das pessoas. Já 21% apontaram como benefício do professorado a oportunidade que se tem de contribuir para uma melhora do país. Apenas 9% enxergam a profissão como fonte de renda.
Em relação às desvantagens, liderou a falta de reconhecimento (22%), a baixa remuneração (20%), a falta de respeito (18%) e também a falta de interesse e dedicação dos alunos (17%). O estresse elevado também foi reclamado por 16% dos professores, assim como a falta de engajamento do país em relação à atividade docente, que foi mencionada por 11%.
A pesquisa também trouxe uma atualização em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores durante a pandemia. A falta de acesso à internet lidera as reclamações, mencionada por 15% dos participantes. Eles ainda apontaram como dificuldade a retenção da atenção dos alunos durante as aulas online (12%) e o despreparo das famílias para apoiar os jovens (11%). Por outro lado, 8% se queixaram de despreparo dos próprios professores para dominar aulas à distância.
O levantamento obteve respostas de clientes de 14 a 60+ anos de idade, sendo o principal público respondente das faixas etárias até 24 anos (50%) e de até 35 anos (30%). Entre as 128.479 pessoas ouvidas, 11% identificaram-se como professores ativos ou inativos, sendo 44% da rede pública, 32% da rede privada e outros 32% professores particulares.
A pesquisa foi aplicada de 13 a 19 de setembro, pela plataforma TIM Ads da própria operadora, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado.
Ribeirão Preto tem entre doze mil e 13 mil profissionais da área da educação. Cerca de cinco mil são professores, diretores, coordenadores, monitores, supervisores, cozinheiros, auxiliares, motoristas e outros funcionários que atuam no ambiente escolar da rede municipal de ensino. São 134 unidades ligadas à Secretaria Municipal da Educação e 47.271 alunos.
Ribeirão Preto tem ainda cerca de 48 mil alunos em 82 escolas da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no início do estavam matriculados 99.432 alunos de 165 espaços da rede estadual. A rede particular ribeirão-pretana tem aproximadamente 300 escolas, das dez mil de todo o estado.
Investimento em educação – A TIM valoriza os profissionais de Educação e tem investido em iniciativas que fomentam o ensino remoto, ajudando a promover o desenvolvimento do país. Em julho, a operadora ingressou na área de Educação e anunciou uma parceria com a Ampli, empresa do grupo Kroton (vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação), que permite ampliar o acesso à educação por meio da sua tecnologia, incentivando a democratização do ensino e apoiando o país a aumentar sua taxa de empregabilidade.
Desde então, clientes de todos os planos da operadora – incluindo a ultra banda larga fixa TIM Live e ofertas do segmento corporativo de pequenas e médias empresas – têm descontos na graduação à distância e acesso gratuito a cursos livres da Anhanguera Educacional, por meio de uma plataforma 100% digital, chamada Ampli, avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), e sem consumir do pacote de internet.