Tribuna Ribeirão
Cultura

Viagem a Portugal é tema de filme

FOTO: ALBERTO ARAÚJO

A Biblioteca Padre Euclides reinicia suas atividades presen­ciais e traz o lançamento do fil­me “Volta à casa paterna”, nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 20 horas. Será a única exibição na ci­dade e contará com o lançamen­to do livro homônimo, que traz o making off e outras curiosidades sobre as gravações.

Inteiramente captado pela câmera de um aparelho celular iPhone 11 Pro, o filme foi rodado em três semanas, em novembro de 2019, quando o embaixador Lauro Moreira e o jornalista e ci­neasta Alberto Araújo percorre­ram 15 localidades em diferentes regiões de Portugal. Os poemas escritos anteriormente por Al­berto Araújo serviram de base para o roteiro.

A película apresenta a volta a um passado que segue vivo e fortemente presente na memó­ria afetiva de cada brasileiro. Para seus realizadores, “Volta à casa paterna” é de certo modo um ro­ad-movie, “um filme de estrada e, ao mesmo tempo, um ensaio poético, que percorre e evoca os caminhos da história, da geo­grafia, de sítios e monumentos nacionais, enfim, do riquíssimo patrimônio cultural da terra de nossos antepassados.

Decorridos 500 anos da che­gada das caravelas de Cabral, a alma brasileira cruza o Atlântico em um pássaro-caravela, visita o berço do seu berço e expressa sua emoção em imagens e versos de tocante beleza”. O filme foi fina­lizado pela produtora Fata Mor­gana, de Alberto Araújo, com narração dos poemas por Lauro Moreira; edição de Alberto Araú­jo, com finalização de Rodrigo Martins, arte final de Júlio Kinan e trilha sonora de Jodson Sousa.

Curiosidades – Um filme rodado com o menor número de pessoas na equipe: Alberto Araújo, nas funções de roteiris­ta, produtor, fotógrafo e editor, e Lauro Moreira, como copro­dutor, narrador e único ator. As fotos realizadas durante a viagem foram adicionadas aos poemas, compondo o livro “Volta à Casa Paterna”, lançado no Brasil e em Portugal pela editora Chiado. O trailer pode ser visto neste link: https://bit.ly/VoltaACasaPaterna.

Lauro Moreira
Assumiu postos diplomáti­cos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa. Gravou vários CDs e DVDs em que interpreta po­emas de escritores e poetas de língua portuguesa, tem expressi­va atuação no universo cultural, participou como ator no longa­-metragem de Alberto Araújo “Vazio coração”, com Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Men­des, foi o criador e diretor do Grupo Solo Brasil, criado em 1999, que apresentou em 20 pa­íses o espetáculo “Uma viagem através da música do Brasil”.

Em 2009, recebeu em Por­tugal o título de Personalidade Lusófona do Ano. Coroando sua carreira a serviço da diplo­macia brasileira, no posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Lín­gua Portuguesa (CPLP), recebeu em 2011, da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido com o Prê­mio José Aparecido de Oliveira, a mais alta distinção da CPLP, pelos serviços prestados à causa da lusofonia.

Alberto Araújo
É mineiro de Coromandel. Nos anos 1980 conquistou prêmios em festivais unindo poesia com imagem em produções de vídeo. Nos anos 1990, em Goiânia, pro­duziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera, afi­liada Rede Globo (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”.

Em 2009, lançou o livro “Alma Transgênica”. Mais tarde, lançou “Alma Lusitana”. Em 2013, escreveu e dirigiu o longa-me­tragem “Vazio coração”, melhor filme e melhor ator para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal (RN). Em 2017, lançou o romance “O intervalo do vagalu­me”, disponível na Amazon.

No mesmo ano, criou e pro­duziu a página “Meu olhar”, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018, rece­beu em Lisboa o Prêmio Gala da Lusofonia na área de cinema. Em 2019, escreveu e dirigiu o filme Volta à Casa Paterna. Em 2020, lançou no YouTube o canal Destino Futebol Clube. Alber­to Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia (GO).

Postagens relacionadas

Banda Cataia no Sesi de RP 

Redação 2

Glamour e brilho dos desfiles de fantasias renascem em Ribeirão

Redação 1

Porchat

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com