Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão precisa de 42 mil árvores

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

“Se cada cidadão plantar uma árvore por ano, são 700 mil árvores novas por ano. Em dois anos, a cidade esta­ria arborizada e muito mais fresca”. O alerta ambiental, em tempos secos e de pou­cas chuvas, é do empresário Gula Biagi, que idealizou em Ribeirão Preto, há 14 anos, o projeto ArboreSer.

O empresário Gula Biagi lidera o grupo, formado em sua maioria por empresários e profissionais liberais

Biagi destaca um estu­do de 2014 do professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP), Demós­tenes Ferreira da Silva Filho, que indica que Ribeirão Pre­to precisa mais de 42 mil ár­vores para atingir o mínimo recomendado por climatolo­gistas. Isso significa que bair­ros deveriam ter 30% da área coberta por árvores.

Com essa linha de racio­cínio, Biagi lidera o grupo, formado em sua maioria por empresários e profissio­nais liberais “que se uniram com o único objetivo de ar­borizar a cidade”.

Mas o projeto existe desde 2007. “Sempre gostei de ár­vore. Comecei a plantar onde eu tinha imóvel alugado ou da família. Quando acabaram os plantios nestes imóveis, comecei a plantar em outras calçadas e, em 2013, isso to­mou corpo maior. Comprei equipamento de perfurar o solo que facilita demais a nossa vida”, resume.

O projeto ArboreSer foi res­ponsável pelo plantio de cinco mil mudas de árvores desde que foi criado. “Na temporada de 2020/2021, nós plantamos 650 mudas na cidade e, essas mudas, a maioria está viva em outros plantios – praticamente 1/5 só sobrevive. O nosso tem bastante coisa. Então, come­çou em 2007, mas em 2021 que teve um corpo maior”, explica.

Projeto ArboreSer foi responsável pelo plantio de cinco mil mudas de árvores desde que foi criado

“Hoje é um projeto estru­turado, nós temos 70 voluntá­rios ativos, temos dinheiro em caixa, 2.800 mudas já doadas. Temos empresas ajudando, pessoas físicas doando mensal­mente. É uma gama de pessoas envolvidas”, acrescenta Biagi.

Gula Biagi aponta falhas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Deixa muito a de­sejar para o cidadão que quer plantar. Não existe informação centralizada, é uma burocracia sem fim. Não existe um siste­ma lógico, por mais que alguns servidores comissionados ou de carreira querem ajudar, mas o sistema não ajuda a funcio­nar. Na verdade, hoje a Secre­taria de Meio Ambiente deses­timula o cidadão comum que quer plantar, até mesmo a em­presa. Hoje há um grande pro­blema: tem a empresa privada querendo doar, mas a gente não consegue autorização em tempo razoável com a Secre­taria para plantar. É uma buro­cracia e uma morosidade sem fim. Então, a estrutura hoje da Secretaria de Meio Ambiente não funciona”, comenta.

Voluntários do ArboreSer durante plantio de árvores

Ação recente
Em uma ação recente, realizada no dia 19 de se­tembro, o projeto Arbore­Ser realizou o plantio de 50 mudas nativas da região, na zona Sul da cidade. Espécies de ipês, perobas, jatobás e ou­tras árvores foram plantadas na área da Avenida José Luiz Cristófani, entre as ruas José Ferreira da Costa e Améri­co Falasco, no bairro Nova Aliança Sul. A ação teve apoio da Sicoob através de um projeto socioambiental.

Gula Biagi, em pé, acompanha a ação realizada por crianças

“Como o poder público não tem verba suficiente para investir neste tipo de ação, esperamos que a sociedade e as empresas privadas apoiem os plantios, contribuindo ativamente com a arboriza­ção da cidade. Infelizmente não podemos deixar na mão somente do poder público”, alerta o empresário.

Como ajudar
– Doando mudas Se você tem mudas de árvores, o Projeto ArboreSer pode ver onde elas terão um impacto maior, tanto em beleza quanto usabi­lidade, e fazer bom uso dessas futuras árvores.
– Financiando o plantio e cuidado Para que a operação siga em frente, o Projeto precisa de dinhei­ro para comprar adubo, mudas, auxiliar no plantio e insumos para os cuidados. A pessoa irá “adotar” uma conta de insumo necessário e quitá-la. O dinheiro não passa pelo ArboreSer.
– Plantando Uma das partes mais divertidas e prazerosas é estar presente com o grupo no dia do plantio. Todos se ajudando, num dia en­solarado, sujando um pouco as mãos e construindo um futuro melhor.
Quem quiser participar ou colaborar de ações de plantio de árvores na cidade pode entrar em contato com Gula Biagi atra­vés do telefone (16) 3636-1116. Mais informações na rede social do projeto: @arboreser.rp

Outros itens que podem ser doados

Ação ambiental de recolha de doações. Ao invés de ir para o lixo, material é reciclado

Estacas, tinta e canos PVC de resto de obras;
Mudas;
Adubos;
Fitilhos;
Uniformes, camisetas e chapéu.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Morre padre Antônio Sávio, da Igreja Santa Rita em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com