Em ritmo de recuperação, as vendas nas lojas de Ribeirão Pretano cresceram pelo quarto mês consecutivo, aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Segundo a pesquisa, em setembro a alta média foi de 10.96% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Caiu 1,94 ponto percentual em relação à alta de 12,9% de agosto, mês do Dia dos Pais, lembrando que em setembro não há datas comemorativas. Em julho, a variação positiva foi de 2,88%. Em junho, o crescimento foi de 4,83%. “Claro que nossa base de comparação é com o mesmo mês de 2020 quando a queda de vendas foi muito acentuada por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19”, diz Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
“Mesmo assim, trata-se de uma recuperação importante levando em conta que o primeiro semestre desse ano também foi muito prejudicado pela segunda onda da doença. O fim desse ano promete ser promissor para as vendas, resta saber se o Varejo conseguirá se recuperar o suficiente para retornar aos patamares pré-pandemia”, analisa.
Dias das Crianças
A pesquisa também mostra que os lojistas de Ribeirão Preto e região projetam crescimento médio das vendas, para todo o mês de outubro, na ordem de 13,5%. Já especificamente para a data sazonal do Dia das Crianças, celebrado na próxima terça-feira, 12 de outubro, a projeção de alta é de aproximadamente 9,5%, com tíquete-médio entre R$ 150 e R$ 200.
Emprego
Segundo o levantamento do CPV, em setembro, a empregabilidade no Comércio de Ribeirão Preto e região teve variação positiva de 2,31%, confirmando que a temporada de contratações para o fim do ano já começou. A projeção média é de que, em outubro, o percentual de novas contratações seja de aproximadamente 8,5%, sendo que 46% dos lojistas que responderam à pesquisa disseram ter intenção de abrir novas vagas de trabalho.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê que o Natal deste ano será o melhor dos últimos oito anos na criação de vagas temporárias, um alívio para milhões de pessoas que integram os elevados índices de desemprego do País. Segundo a CNC, a estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano.
A entidade prevê ainda, aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação com o ano passado. No ano passado, ainda sem vacinas no Brasil, o Natal abriu apenas 68,3 mil vagas temporárias, a menor oferta em cinco anos. Regionalmente, o varejo do Estado de São Paulo deve abrir 25,55 mil vagas. Os maiores volumes de contratações devem acontecer nos ramos de vestuário e de hiper e supermercados.
Com o avanço da vacinação e o aumento da circulação de consumidores, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) acredita que as próximas datas comemorativas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal irão elevar a oferta de vagas temporárias para o comércio em pelo menos 80 mil postos de trabalho entre os associados à entidade.
Índice de Confiança
Levando em conta o desempenho dos últimos meses, os lojistas também opinaram sobre a perspectiva para o comércio no curto prazo. Numa escala de 1 a 5, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 significa “muito otimista”, o Índice Sincovarp/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,69, um crescimento em relação a agosto quando o nível de confiança foi de 3,18.
Quando levada em conta a perspectiva de longo prazo, ficou em 3,85, em setembro de 2021, ante 3,71 apurados no mês anterior. “O cenário é positivo e nossa recomendação é para que o lojista antecipe seus preparativos para a Black Friday e para o Natal, tanto para a loja física quanto no comércio eletrônico”.
“Apesar de preços em alta, por conta da escassez de matérias-primas e da pressão inflacionária gerada pela crise da covid-19, há uma grande demanda reprimida. Muitos consumidores estão segurando os gastos agora para poder comprar presentes de fim de ano com menos dificuldade”, finaliza o pesquisador.