O Teatro Minaz está de volta 19 meses após a suspensão das atividades por conta da pandemia de coronavírus, em março do ano passado. No início de setembro, a Cia. Minaz retornou aos ensaios, seguindo todos os protocolos de segurança entre os participantes e, agora, é a vez de receber o público.
A partir de 16 de outubro, sábado, o Teatro Minaz dá início à “Temporada de Primavera”, que acontecerá até dezembro com uma programação repleta de atrações e diversão para todos. Os espetáculos terão acesso gratuito e os ingressos estão disponíveis no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br).
O acesso ao teatro será autorizado apenas para quem está com o ciclo de vacinação completo ou mediante a apresentação de teste (PCR) negativo. A companhia mantém a Casa e o Teatro Minaz (260 lugares), na rua Carlos Chagas números 259 e 273, respectivamente, no Jardim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto.
A maestrina Gisele Ganade é a diretora artística do teatro e da Cia. Minaz. Apesar de ter 260 lugares disponíveis, a recomendação da prefeitura de Ribeirão Preto é que sejam disponibilizadas 60% das cadeiras, neste caso 156 por causa do distanciamento mínimo de um metro. O uso de máscara é obrigatório.
Integrando a programação da temporada, o teatro apresenta o “Festival Minaz de Música Online”, no formato de live. O evento conta com apresentações da Cia. Minaz e de alguns parceiros, que vão do erudito ao popular, e será transmitido pelo canal do YouTube da Cia. Minaz. A programação completa da temporada está disponível no site www. minaz.com.br. Acompanhe a companhia nas redes sociais.
A Cia. Minaz
A Cia. Minaz iniciou as atividades em 1990, quando foram definidos, além dos objetivos básicos, as obras que mais se identificavam com estes, guardando, em si, condições de realização dentro da estrutura disponível.
Em agosto de 1990, em Campinas, começaram os trabalhos de montagem da ópera bufa “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), que estreou em 11 de novembro do mesmo ano no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, apresentando-se nas cidades de Americana, Campinas e Araraquara.
Em dezembro do mesmo ano, foi lançado o projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que previa, além da montagem completa da ópera, a realização de um espetáculo direcionado a crianças.
Com este projeto, a Cia. Minaz conquistou o “Prêmio Estímulo”, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, em janeiro de 1991, estreando sua montagem em abril do mesmo ano no Teatro Castro Mendes. Dando continuidade às intenções básicas do Projeto Ópera Minaz, já com sua sede em Ribeirão Preto, foram criados o Coral Minaz em 1992, os Meninos Cantores em 1996 e o Madrigal Minaz em 2005.
Os integrantes do Coral Minaz realizam sua formação vocal na Cia. Minaz, desenvolvendo técnica e repertórios individuais, sob a orientação de nossos professores, vários deles atuando como solistas em recitais, óperas, ópera estúdio e concursos de canto, tendo os jovens cantores do grupo iniciado seus estudos de música, de canto e repertório no coral dos Meninos Cantores da Cia. Minaz, coral Pré-Juvenil e Juvenil, um grande berço de vozes.