O vice-governador de São Paulo e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 6 de outubro, a implantação do Poupatempo em Serrana, cidade de 46.116 habitantes na Região Administrativa (RA) de Ribeirão Preto, formada por 26 municípios. A nova unidade de atendimento é a quinta anunciada na RA e a 86ª do plano de expansão do programa, que prevê postos mais compactos e com foco no digital.
“Eficiente, ágil e com diversas opções, inclusive de serviços municipais”, diz Rodrigo Garcia. “Esse é o conceito de modernidade do novo Poupatempo, cada dia mais presente na vida das pessoas, trazendo facilidades”, destaca. Mais moderno e inteligente, o futuro posto contará com sistema Balcão Único e atendentes multitarefas. Além disso, terá capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia, com investimento de R$ 130 mil pelo Estado.
As novas unidades são implantadas por meio de convênio entre Estado e prefeituras, cabendo aos municípios a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo. “Atualmente, a região conta com unidades do Poupatempo em Ribeirão Preto e Sertãozinho”, explica Murilo Macedo, diretor da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
A Prodesp é responsável pela administração do programa Poupatempo. “Desde o mês de abril, com o anúncio do plano de expansão, postos mais modernos foram autorizados em municípios de menor porte e já estão previstos outros para as cidades de Jaboticabal, Pitangueiras, Monte Alto, Cravinhos, e, agora, Serrana”, emenda Macedo
“Os esforços do governo de São Paulo, por meio do Detran e do Poupatempo, além do apoio das prefeituras, têm permitido que os serviços públicos cheguem cada vez mais perto da população, com qualidade, rapidez e eficiência, que são marcas do Poupatempo”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).
Desde o início da gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são mais de 150 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.