Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

União Brasil terá dois vereadores

FOTOS: ALFREDO RISK/ARQUIVO

A fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL) deverá provocar mudanças no quadro político de Ribeirão Preto. A criação da nova legenda, a União Brasil, foi confirmada pelas duas legendas após convenções partidárias.

O União Brasil, no entanto, só existirá oficialmente após aprovação do Tribunal Supe­rior Eleitoral (TSE). O número da sigla será o 44. A nova le­genda terá a maior bancada da Câmara Federal, com 81 depu­tados, além de sete senadores e três governadores.

Terá ainda o maior tempo de rádio e televisão na campanha de 2022 e o maior fundo eleito­ral e partidário. A presidência do partido deverá ficar com Luciano Bivar, atual presiden­te do PSL, e a secretaria-geral com Antonio Carlos Magalhães Neto, presidente do DEM.

A união é vantajosa para o DEM por causa do aumento do fundo partidário e eleitoral. Para o PSL, o interessante é a penetração regional e estrutu­ra que o DEM poderá ofere­cer. Nacionalmente, o novo partido não deverá apoiar a reeleição de Bolsonaro, já que os deputados federais bolsona­ristas não têm participado das discussões para a formação da nova legenda.

Embora não haja uma po­sição definida, o novo partido trabalha com a possibilidade de lançar um candidato à presidên­cia da República em 2022. “O que vamos discutir no momen­to oportuno é se vamos ter uma candidatura do próprio partido ou uma candidatura de um par­tido que se aglutine a nós. Em breve, depois de estarmos jun­tos, vamos começar a discutir um nome comum”, diz Bivar.

Em Ribeirão Preto, o novo partido deverá ter dois vereado­res, Paulo Modas (PSL) e Gláu­cia Berenice (DEM). Os dois, que fazem parte das legendas a serem extintas, afirmaram ao Tribuna nesta quarta-feira, 6 de outubro, que devem migrar para o União Brasil.

Paulo Modas acredita que a unificação permitirá a reunião de forças políticas preocupadas com o futuro do país. “O novo partido e essa nova via é a pavi­mentação de um caminho mais harmonioso e equilibrado para o crescimento do país”, afirma.

Já Gláucia Berenice diz que tem acompanhado com inte­resse os movimentos de ambos os partidos e a decisão do DEM anunciada nesta quarta-feira, em Brasília. Em convenção na­cional conjunta PSL e DEM sa­cramentaram a unificação.

“Era o encaminhamento natural de algo discutido pela cúpula dos partidos. Normal­mente o partido criado com a fusão tende a seguir as linhas programáticas originais dos par­tidos. Além do fortalecimento das agremiações, espero que a conjugação de forças sirva para apoiar as políticas públicas ne­cessárias para o desenvolvimen­to do país”, garante.

Para o presidente do Dire­tório Municipal do Democra­tas de Ribeirão Preto e secre­tário municipal de Esportes, André Trindade, a fusão é im­portante e vai ao encontro da ideologia defendida pelas duas legendas: o liberalismo. Sobre o futuro do novo partido na cidade, Trindade afirma que ainda é cedo para se discutir o assunto e que isso será decidi­do no momento oportuno.

Já o presidente do Diretó­rio Municipal do PSL, Caio Abraham, acredita que deverá comandar a nova legenda por aqui, amparado pelo apadri­nhamento do deputado federal e presidente do diretório esta­dual do PSL no Estado de São Paulo, Junior Bozella.

“No estado de São Paulo a maior liderança com abrangên­cia em todo o território Paulista entre os quadros presentes é o Deputado Federal Júnior Boz­zella, atual Presidente Estadual e Vice-presidente Nacional do PSL”, afirma Abraham.

Sobre André Trindade, diz que ele é uma grande liderança e que tem o seu apreço. “Res­salto minha excelente relação com o presidente do DEM em Ribeirão Preto, André Trindade, e com certeza vamos nos reunir em breve”, garante.

O PSL tem, atualmente, a maior bancada da Câmara, com 54 deputados. No Senado, o partido tem dois represen­tantes. Já o Democratas tem 28 deputados, a 11ª maior banca­da. No Senado, o partido tem seis representantes, além do presidente da Casa, e do Con­gresso, Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais.

Postagens relacionadas

Caso Luana – Três policiais militares podem pegar 30 anos

Redação 10

Regulamentação do transporte por aplicativo em RP só será votado após recesso da Câmara

Redação

Tribuna lança serviço de adoção de Pets em seu site

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com