Tribuna Ribeirão
Mundo

La Palma – Vulcão já emitiu 250 mil t de dióxido de enxofre

BORJA SUAREZ/REUTERS

O Instituto Vulcanológi­co das Ilhas Canárias (In­volcan), na Espanha, esti­mou em 250 mil toneladas a quantidade de dióxido de enxofre (S02) emitida para a atmosfera pelo Vulcão La Palma, desde o início de sua erupção em 19 de setembro.

Em publicação nas redes sociais, o Involcan diz que o cálculo pode ser “um valor subestimado” por se basear na realização de medições de SO2 em posição móvel ter­restre, que representam “li­mitações importantes devido a vários fatores”.

A instituição das Ilhas Ca­nárias que tem monitorado o Vulcão Cumbre Vieja, desde que entrou em erupção, em setembro passado, na ilha es­panhola de La Palma, adian­ta que o conhecimento dos níveis de emissões de CO2 permite também estimar em 35 milhões de metros cúbicos o volume de magma liberado pelo vulcão.

De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, a comissão científica que acompanha o Plano de Emer­gência Vulcânica das Caná­rias (Involcan) calculou, há vários dias, a quantidade de material emitido pelo vulcão, incluindo os piroclastos – materiais lançados na atmos­fera por erupções explosivas –, em cerca de 80 milhões de metros cúbicos. Há duas no­vas fissuras descobertas na cratera do Cumbre Vieja. A lava não pára de descer até o mar há duas semanas.

Postagens relacionadas

EUA acusam hackers ligados à China de roubar pesquisas sobre covid-19

Redação 1

Casa Branca envia ao Congresso propostas que apertam política de imigração

Redação 1

Covax enviará vacinas de AstraZeneca e Pfizer à América Latina

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com