Esta segunda-feira, 4 de outubro, foi de festa para cães e gatos na Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Castelo Branco, Zona Leste de Ribeirão Preto. No Dia de São Francisco de Assis – por seu apreço pela natureza, é considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos Animais –, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi abençoou e celebrou missa para os pets.
A tradicional benção dos animais, que no ano passado foi realizada pelo sistema “drive thru” devido à pandemia de coronavírus, em 2021 foi presencial. Em 2020, cães e gatos receberam a benção de dentro do carro ou no colo dos donos que foram a pé até o local.
O mesmo cenário ocorreu na Catedral Metropolitana de São Sebastião, A Igreja Matriz de Ribeirão Preto. No ano passado, o padre Francisco Jaber Moussa, o Padre Chico, abençoou os pets no sistema “drive thru”, mas na noite desta segunda-feira a benção foi presencial.
Além da benção com água benta, nesta segunda-feira também foi celebrada uma missa em homenagem ao Padroeiro dos Animais. O culto também respeitou as medidas de distanciamento social e lotação máxima do templo. Os donos de cães e gatos só puderam participar com o uso de máscara.
O padre Luís Gustavo Tenan Benzi também deu a benção aos animais no domingo, 3 de outubro, além de celebrar missas para os pets. Ainda teve celebração na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, Zona Sul da cidade. Em 4 de outubro também é celebrado o Dia Nacional dos Animais.
O Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais 11,5 milhões com algum gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana do município.
Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 72 mil e 144 mil cachorros e gatos – são 720.116 habitantes, de acordo com dados de julho divulgados em agosto pelo IBGE. A cidade vai ganhar uma clínica veterinária do Programa Meu Pet. Será uma das oito novas instalações dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos.
Ribeirão Preto receberá R$ 5 milhões do governo estadual para implantação da clínica veterinária do Programa Meu Pet, que tem o objetivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. A clínica será construída com uma estrutura média de 480 metros quadrados.
Contará com salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Preto ficará responsável por indicar e ceder o terreno. O projeto terá de ser aprovado na Câmara de Vereadores.
O município foi selecionado por sua capacidade de realizar assistência regional e com infraestrutura adequada para comportar este tipo de serviço. A prefeitura também será responsável pela contratação de profissionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem finalizadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OLMS), as zoonoses representam 60% das doenças infecciosas em humanos.