“Emergência Climática! E Ribeirão Preto?”. Este é o tema central do II Fórum de Inovações Urbanas e Sustentabilidade que será realizado pelo Programa Ribeirão -3°C e pelo Fórum Permanente de Inovações, nesta sexta-feira, 1° de Outubro, a partir das 15 horas. O evento virtual integrará o Circuito Urbano 2021, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat Brasil que visa potencializar eventos organizados por diversos atores sobre temas relacionados ao Outubro Urbano.
A programação local incluiu cinco painéis virtuais que abordarão desde o relatório de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Ribeirão Preto, o índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, relatório LEED Cities, o Plano de Cidade 2030 e os desafios em relação à emergência climática até o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.
O II Fórum das Inovações Urbanas e Sustentabilidade conta com o apoio da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, presidida pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), que fará a abertura sobre o alarmante relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).
O encerramento propõe a criação de um pacto por uma cidade com temperatura 3°C abaixo da atual. A mediação será feita por Daniel Belíssimo, do Instituto Terroá. As inscrições podem ser feitas pelo link de acesso https://www.inscricoes.circuitourbano.org/ trabalho/view?ID_TRABALHO=131
O Programa Ribeirão -3ºC lançou uma carta compromisso para aumentar o plantio de árvores em 30%, número que irá contribuir para a queda média de três graus Celsius na temperatura da cidade. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou o documento.