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Disputa de marca: clima entre SEB e COC fica tenso

FOTOS: ALFREDO RISK

Nos últimos dias uma campanha publicitária mas­siva foi realizada em algu­mas das principais emis­soras de rádio e TV em Ribeirão Preto. Nela, um comunicado assinado pelo fundador do Grupo SEB, o empresário Chaim Zaher, faz um alerta quanto a di­vulgação de materiais pu­blicitários de outra rede de ensino e o nome COC Ribeirão Preto. No comu­nicado há uma tentativa de desvencilhar a imagem do Grupo SEB da concorrente, a Rede Única.

Para entendermos essa disputa por esse filão no mercado de ensino, temos que voltar no tempo. Em 2010, Zaher vendeu a marca COC, o Sistema de Ensino e a Gráfica COC ao grupo Pe­arson, um dos gigantes no ramo de educação.

Por dez anos, o Grupo SEB teve garantido em con­trato a utilização da marca COC com exclusividade em Ribeirão Preto. Percebe-se que desde a venda foi reali­zado um processo de marke­ting gradativo associando COC ao SEB e fortalecendo essa última. Atualmente, o nome COC não é mencionado pelo Grupo SEB, mas sua história sim.

Com o fim do prazo de exclusividade, abriu-se a oportunidade de outras ins­tituições e grupos de usarem a marca COC. Dois grupos já começaram: Rede Única e Grupo Novo COC, ambos localizados na zona Sul.

O diretor do Grupo Novo COC, professor Cauê Carva­lho, disse que ficou surpreso com o comunicado emitido nas rádios e TVs. “Sim, cau­sou surpresa a forma, teor, e conteúdo. Estamos fazendo todo o processo dentro da le­galidade. Não existe nada de ilegal ou imoral”, disse. “Eles [Grupo SEB] não são mais COC e nem utilizam o siste­ma de ensino COC”, comple­tou, salientando que medidas jurídicas podem ser tomadas por conta de associação ile­gítima da marca COC pelos antigos donos.

Comunicado em rádio e TV foi feito pelo Grupo SEB

Gustavo Arbex, CEO da Rede Única, afirma que a empresa tem parceria com o Sistema COC de Ensino há 15 anos, desde 2006. “Fica­mos surpresos com as maté­rias publicadas recentemente, as quais mencionam a nos­sa Rede, utilizando a nossa marca de forma indevida, uma vez que temos todos os direitos conforme contrato firmado com a Pearson, a maior empresa de educação do mundo. Não queremos ocupar lugar de outros, tão pouco nos apropriar do que fora construído com a marca na cidade até aqui”, disse.

Arbex ressaltou que a Rede Única “segue rigorosa­mente as cláusulas contratu­ais firmadas com a Pearson, tendo a concessão do uso do nome COC by Pearson Ribeirão Preto, assim como utilizado em nossas outras unidades”.

Rede Única, na rua Garibaldi, já utiliza o nome COC

Segundo o diretor de marketing do Grupo SEB, Marco Aymoré, o comuni­cado foi necessário pelo fato “de as propagandas feitas pelas escolas estarem in­duzindo o consumidor ao erro, associando a imagem e a história construída pela família Zaher a essas novas instituições que não perten­cem ao grupo”.

Aymoré afirmou ainda que o departamento jurídico do Grupo SEB estuda entrar com ações na Justiça e no Conselho Nacional de Autor­regulamentação Publicitária – CONAR por propaganda enganosa e vínculo ilegal de imagem. “Essa história foi construída em uma traje­tória de ensino pela família Chaim Zaher. As conquistas em vestibulares e ENEM, por exemplo, estão nessa trajetória e não tem relação com essas novas escolas. Estão tentando enganar as pessoas, os pais”, finalizou.

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