João Camargo
A Região Metropolitana de Ribeirão Preto, composta por 34 cidades, cuja população total é de 1,7 milhão de habitantes, atingiu 51,5% de pessoas vacinadas contra a covid-19, com a segunda dose ou dose única. Os dados são da plataforma Vacinômetro, do Governo do Estado de São Paulo. Em levantamento feito pelo Tribuna, foi verificado que, até o dia 22 de setembro, 1.307.315 pessoas da região receberam a primeira dose, 851.809 receberam a segunda dose e outras 43.720 a dose única.
Na madrugada de quinta-feira, 23 de setembro, o Governo de São Paulo divulgou que 52,35% da população do Estado já foram vacinadas com a segunda dose ou dose única. Entre a população adulta, esse número sobe para 68,24%. Com pelo menos uma dose, a porcentagem de pessoas vacinadas é de 81,32.
Entre as cidades da região metropolitana, Serrana é a que lidera o ranking percentual da população que está com o esquema vacinal completo. O município conta com 70,8% da população com duas doses. Vale lembrar que Serrana foi a cidade escolhida para a realização do estudo clínico do Butantan, Projeto S, que imunizou cerca de 27 mil pessoas. Ao todo, o município de 45,6 mil habitantes já aplicou a segunda dose em 32,3 mil destes.
Na sequência, as cidades que contam com a maior parte da população com o esquema vacinal completo são Cássia dos Coqueiros, com 62,7%, Taiúva, com 62,6%, Mococa, com 58,9%, assim como Monte Alto e Santa Rita do Passa Quatro, ambas com 58%.
Em contrapartida, as cidades com menor taxa de vacinação completa da população são Pontal, com 42,2%, Barrinha, com 42,9%, Guariba, com 43,8%, Pitangueiras, com 44,2%, e Orlândia, com 45,6%.
Ribeirão Preto aparece apenas na 17ª posição, com 51,6% da população vacinada com a segunda dose ou com a vacina de dose única – 349.029 e 18.819 respectivamente.
Outro quesito que Ribeirão Preto também não deve se vangloriar é em relação ao total de casos e óbitos. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo governo do Estado de São Paulo, a cidade aparece na 5ª colocação no ranking dos municípios com mais casos de covid-19 do Estado, com 82.949. Em relação ao total de mortes, Ribeirão está em 6º, com 2.924.
Em todo o estado de São Paulo já foram registrados 4,3 milhões de casos e 148,6 mil óbitos por covid-19 . No Brasil, são 21,2 milhões de casos e 592,3 mil mortes. Em todo o mundo, foram contabilizados 230 milhões de casos, assim como 4,7 milhões de mortes.
Os dados para esta matéria foram retirados do site do governo do Estado de São Paulo, cujas fontes são o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Terceira dose na região
Ainda segundo os dados da plataforma Vacinômetro, em todas as cidades da Região Metropolitana, 12.058 pessoas já foram vacinadas com a terceira dose. Em Ribeirão Preto, já foi dado o pontapé inicial para a aplicação das vacinas. Até a data em que os dados para esta matéria foram obtidos, o município já havia aplicado esta etapa do imunizante em 4.899 pessoas. Por meio de sua página oficial, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto divulga as datas de agendamento e vacinação para os grupos que devem receber a nova dose.
Em uma nova etapa do Projeto S, realizado em Serrana, também foi dado início à aplicação da dose adicional da vacina em todos os moradores com mais de 60 anos. Nesse novo segmento do estudo, o Instituto Butantan informou que tem como objetivo avaliar o efeito da terceira dose da CoronaVac, imunizante do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, na população que participou anteriormente do projeto.
Nesse sentido, o Butantan comunicou que fez a doação de 5 mil doses da vacina para a Prefeitura de Serrana que deverá ser aplicada na população-alvo. A iniciativa faz parte dos estudos que o instituto está desenvolvendo para avaliar o impacto da variante delta (B.1.617.2, indiana) no combate à covid-19 no Brasil.