Levantamento elaborado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), programa gerenciado pelo Departamento Estadual de Trãnsito de São Paulo (Detran.SP), mostra que houve queda de 30,8%, de 13 para nove (quatro a menos), no número de óbitos envolvendo bicicletas na região de Ribeirão Preto de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.
Em relação aos óbitos envolvendo todas as modalidades foi apontado acréscimo de 5,9%, entre janeiro e agosto de 2020 e os oito primeiros meses deste ano, de 118 para 125 fatalidades, sete a mais. Dados do Infosiga também apontam queda de 21,7% nas fatalidades com pedestres, de 23 para 18 ocorrências, cinco a menos.
Já as mortes com ocupantes de automóveis tiveram aumento de 5,7% entre os oito meses de 2020 e 2021, de 35 para 37 casos, dois a mais. Nos óbitos entre motociclistas, o crescimento foi de 30% de janeiro a agosto de 2020 e deste ano, de 40 para 52 ocorrências, doze a mais. Os dados abrangem as 26 cidades da Região Administrativa de Ribeirão Preto.
Além da cidade-sede, estão na lista Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.
Segundo o Infosiga-SP, na cidade de Ribeirão Preto ocorreram 53 óbitos no trânsito entre janeiro e agosto deste ano, alta de 1,9% em comparação com os 52 do mesmo período de 2020. Foram doze mortes somente no mês passado, alta de 300% em relação aos três casos do oitavo mês de 2020, nove a mais, e de 50% em relação a julho de 2021, quando foram registradas oito mortes, quatro a mais.
Entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano, 34 motociclistas morreram na cidade (64,15%), além de sete pedestres (13,20%) e quatro ciclistas (7,55%). Quatro pessoas estavam de carro (7,55%) e uma de caminhão (1,89%). Não há informação sobre três casos (5,66%). Trinta e uma vítimas morreram nos locais do acidente (58,49%).
Dezenove chegaram a ser socorridas, mas não resistiram (35,85%). Três ocorrências não têm identificação de local (5,66%). As vítimas são 39 homens (73,58%) e 14 mulheres (26,42%) com idades entre zero e 74 anos. Trinta e três casos ocorreram em vias municipais (62,26%), 16 em rodovias dentro do perímetro urbano (30,19%) e os locais de quatro óbitos não foram disponibilizados (7,55%).
Estado de São Paulo
Os números mais recentes do Infosiga-SP apontam uma redução de 6,5% nos óbitos no trânsito paulista no comparativo entre agosto de 2020 e agosto de 2021. No mês passado foram registradas 419 mortes, contra 448 no mesmo mês do ano passado, uma queda de 29 casos. Entre os modais, o que teve maior queda foi o de automóveis, com uma redução de 16,8% de mortes.
Depois aparecem motocicletas (queda de 12,9%) e bicicletas (queda de 7,7%). O único modal que registrou aumento de óbitos no período foi o de pedestres: acréscimo de 11,2%. No acumulado entre janeiro e agosto de 2020 e 2021, houve um acréscimo de 2,4% de óbitos de trânsito no Estado, de 3.121 para 3197 casos, em especial como consequência dos altos índices de isolamento social verificados ano passado.