Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Google está sendo processado na Turquia por ações antitruste

Autoridades de regulamentação de mercado na Turquia estão processando o Google por ranquear seus produtos no topo das pesquisas sobre a concorrência, no que é considerado como ações antitruste. E como consequência, querem regular o sistema de busca da big tech.

Anteriormente, o Google já havia enfrentado outros casos de antitruste, condenado a pagar indenizações na Itália, nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo. A diferença no processo da Turquia é que, pela primeira vez, a empresa está sendo obrigada a modificar seu funcionamento nas pesquisas.

As instituições consideram que o gigante de buscas “violaram o Artigo 6 da Lei de Competição da Turquia ao abusar de sua posição dominante no mercado de serviços de busca”. Em abril deste ano, a corte local imputou uma pena de US$ 36 milhões e uma decisão preliminar de que o Google exiba resultados locais que não o favoreçam sobre seus competidores.

Segundo o julgamento, a vantagem indevida foi aplicada na promoção dos seus serviços de pesquisa e comparação de preços de aluguéis “de modo a excluir seus competidores”.

Processo antitruste pode ter repercussões mundiais ao Google

Embora o caso esteja parado no momento, é possível que o processo antitruste da Turquia crie espaço para que o Google seja regulado da mesma forma em outros países. Negócios locais e outros serviços, como o Yelp, já reclamavam do abuso de poder do gigante de buscas no seu ranqueamento de pesquisa.

O órgão regulamentador ainda precisa imputar um veredito com suas considerações completas para que o Google possa oferecer uma proposta. A decisão final se o acordo fornecido big tech se enquadra nos critérios permanece na mão das autoridades da Turquia.

Via Ars Technica

Postagens relacionadas

Facebook vai permitir reportar bugs do app com um simples chacoalhão no aparelho

Redação 1

Estrela mais brilhante da galáxia será visível da Terra em pouco mais de 10 anos

Redação 1

Hugo Barra deixa Oculus para assumir novo cargo de parcerias no Facebook

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com