A CPFL Paulista acompanhou uma operação de combate a fraudes e furtos de energia realizada pela Polícia Civil na zona rural de São Simão, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na quarta-feira, 15 de setembro. A ação identificou no local 18 medidores de energia em uso irregular, além de ligações clandestinas em onze postes. Todos os medidores foram apreendidos, bem como 700 metros de cabos, e dois suspeitos foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
A concessionária, que atende 322.817 consumidores em Ribeirão Preto e outros 4,4 milhões de clientes espalhados por outros 233 municípios do estado de São Paulo, e a Polícia Civil atuam constantemente para inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras de todos os bairros das cidades. O objetivo é coibir a prática de fraudes e furtos, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.
Com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a CPFL Paulista realizou ações de combate a fraudes e regularizou, apenas no primeiro semestre deste ano, 13.975 “gatos” de energia em todas as 234 cidades da sua área de concessão. Na comparação com o mesmo período de 2019 houve aumento de 35%. Em relação a 2020, o número se manteve no mesmo patamar. Em Ribeirão Preto, o número de “gatos” flagrados subiu 39,9%, de 1.621 em seis meses do ano passado para 2.267 no mesmo período de 2021. São 646 a mais.
Foram 15.780 fiscalizações em 2020 e 21.179 este ano. Investimentos no uso de inteligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes. As regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Foram recuperados e recupera 64 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre de 2021.
A CPFL Paulista reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município.
Clientes da concessionária podem contribuir – de forma sigilosa – para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail
[email protected].