O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse na manhã nesta sexta-feira, 3 de setembro, que o governo de São Paulo vai avaliar o pedido feito pela prefeitura de Ribeirão Preto para a construção de um macroanel interligando rodovias no entorno da cidade.
“Conversamos com os prefeitos da região e vou levar isso a estudo e nós vamos responder como vamos viabilizar. Mas a ideia é que a gente trabalhe na viabilização desse projeto, que faz todo sentido para região”, afirmou o secretário durante vistoria técnica nas obras de duplicação e recuperação da Rodovia Mário Donegá (SP-291), entre Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Pradópolis.
“Vamos analisar o pedido e a viabilidade da execução, tão logo a gente receba o projeto sugerido pela Prefeitura de Ribeirão Preto”, emendou o secretário, que conversou com o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante a visita. “A ideia é desafogar o tráfego de caminhões que tem que passar pelo anel viário de Ribeirão Preto, vindo pela Rodovia Anhanguera”, disse o tucano.
“Com isso, você melhora a infraestrutura viária e rodoviária da região e desafoga a infraestrutura viária urbana, pois o anel viário se transformou em uma grande avenida, com tráfego intenso em nossa cidade”, afirma Duarte Nogueira, lembrando que a implantação do macroanel de Ribeirão Preto será importante para melhorar a mobilidade urbana da cidade.
Estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, crescimento de 1,16% em relação politana (RMRP), formada por 34 cidades, tem uma população de 1.755.029, crescimento de 0,98%.
Segundo a prefeitura, foi solicitada a implantação da obra entre as rodovias José Fregonesi (SP-328), Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) e Mário Donegá. A ideia, caso a obra seja viabilizada, é reduzir o número de veículos na Rodovia Anhanguera (SP- 330) e na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Contorno Sul.
Duarte Nogueira informou que o vice-governador Rodrigo Garcia, também secretário de Governo, já está ciente da solicitação. “João Octaviano vai fornecer elementos técnicos mais aprimorados para o Rodrigo Garcia, que volta a Ribeirão Preto no dia 14 de setembro, quando será possível ter informações mais aprofundadas sobre a implantação do macroanel”, explicou.
A obra deve reduzir o número de veículos, principalmente os caminhões, que precisam passar por Ribeirão Preto a caminho de outras cidades, como Sertãozinho, Pitangueiras e Barrinha, entre outras. Já a obra na Rodovia Mário Donegá está sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, e vai beneficiar mais de 776 mil habitantes da região.
Inicialmente, o investimento do governo do Estado seria de R$ 56,6 milhões, mas release divulgado ontem pela assessoria da pasta informa que a intervenção vai custar R$ 86 milhões. Os serviços começaram em 13 de maio e foram divididos em três lotes. O primeiro lote do pacote de obras prevê a recuperação do pavimento asfáltico da rodovia do quilômetro zero ao 10,1, entre Ribeirão Preto e a cidade de Dumont.
No segundo, a pista da Mario Donegá será duplicada do quilômetro 10,1 ao 12,3, no trecho urbano de Dumont. Já no terceiro lote, as equipes vão realizar trabalhos para a recuperação da pista do quilômetro 12,3 ao 26,3, passando pelo município de Barrinha até Pradópolis. Além disso, as vias de acesso SPA 193/053 e SPA 197/253 também foram contempladas e serão modernizadas em toda a sua extensão.
A sinalização de solo, placas e sistema de drenagem serão renovadas em toda a extensão das obras. A previsão é que os serviços sejam executados em 18 meses – entre outubro e novembro de 2022. Diariamente, a Mario Donegá é utilizada por mais de 14 mil veículos.
Os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários, em seus deslocamentos cotidianos, e também fomentar a economia da região, melhorando o fluxo dos veículos de carga. As obras na Rodovia Mário Donegá deveriam gerar 280 postos de emprego na região, sendo 80 diretos e 210 indiretos. A orientação é para que as empresas vencedoras usassem mão de obra local.
“É uma obra grande que vai beneficiar quase 800 mil habitantes. Além de proporcionar mais segurança para os 14 mil motoristas que passam por aqui todos os dias, dará um impulso no escoamento da produção agrícola desta região”, afirmou o secretário João Octaviano Machado Neto.