“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Cunhada por Neil Armstrong, primeiro homem na história a pisar na Lua, a frase resume o que é e o que será lembrado sempre como uma das maiores aventuras da humanidade – a busca de novas fronteiras no espaço sideral.
Para celebrar essa grande aventura, a exposição Space Adventure aterrissa pela primeira vez na América Latina e no Brasil, no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Programada para ser lançada no país em 2020, como um evento comemorativo das cinco décadas da chegada do homem à Lua, a exposição teve que ser adiada por causa da pandemia e desembarca agora no país ainda mais completa. As visitações começaram na última quinta-feira, dia 26.
Reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmosphere de Hutchinson, Kansas, os mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana permitirão ao visitante vivenciar uma experiência única, como poder conferir de perto a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva da decolagem dos foguetes, os trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, a coleção completa das câmeras de fotografia e cinema utilizadas para capturar as famosas imagens da Lua, o cardápio completo dos alimentos do projeto Apollo, além de uma amostra de pedra lunar e muitos outros itens históricos.
Apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Santander Brasil, com patrocínio da Claro e apoio do Shopping Eldorado, a exposição irá exibir, pela primeira na América Latina, uma das maiores coleções de artefatos originais da NASA, referentes aos Projetos Mercury, Gemini e Apollo, responsáveis pela ida do homem à Lua.
A comemoração não estaria completa sem a presença de um dos maiores protagonistas dessa história, o astronauta Charles Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, que vem ao Brasil especialmente a exposição e para compartilhar suas experiências extraordinárias.
Responsável em 1969 pela comunicação com os astronautas na missão Apollo 11, Charles Duke foi o piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, em 1971, quando permaneceu cerca de 20 horas em solo lunar coletando quase 100 kg de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.
A Space Adventure
Um espaço climatizado de 2.500m² foi especialmente criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra inédita, que apresenta, entre outras relíquias, réplicas em tamanho real da cápsula Apolo 11, do Modulo lunar que pousou na lua, o “Roving“, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “buggy lunar”, além de réplicas reduzidas do foguete Saturno 5 e das naves Titan e Juno e uma amostra de pedra lunar
Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição, que traz para o público motores, os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, os painéis de controle das naves, os rádios usados para a comunicação entre as naves e a terra e os aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos. E se tudo isso foi importante para garantir a viagem e a vida dos tripulantes, não podemos esquecer de câmeras e filmadoras que mostraram para o resto do mundo o que só os astronautas viram de perto: a Terra é azul!
Unindo entretenimento e educação, a exposição conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. Times de especialistas brasileiros da USP e do ITA criaram o conteúdo informativo para os visitantes, que também contarão com monitores treinados e especializados, tour guiado e palestras programadas sobre o assunto.
Informações e ingressos em spaceadventure.com.br