Tradicionalmente a Meia Maratona Tribuna Ribeirão é realizada no último final de semana de agosto. Consequentemente a prova aconteceria neste domingo, dia 29, mas a exemplo do que ocorreu em 2020, o evento esportivo teve que ser cancelado por conta da pandemia de covid-19 e as medidas restritivas.
“Uma prova desse tamanho e importância é trabalhada com nove meses a um ano de antecedência. Sempre que finalizamos uma edição já na semana seguinte começamos a trabalhar para a próxima. Estamos atentos aos avanços no combate à covid-19. Acredito que gradativamente os eventos culturais e esportivos devam ser retomados. A nossa torcida é para que todos sejam imunizados o quanto antes e as atividades econômicas sejam restabelecidas. Da nossa parte, já estamos trabalhando para a que a 10ª Meia de Ribeirão acontece em 28 de agosto de 2022”, diz Eduardo Ferrari, diretor do Tribuna e um dos organizadores da Meia.
“Estou muito confiante e acompanhando o processo de alguns eventos esportivos e culturais que devem ocorrer nos próximos meses, além dos eventos testes. Como a nossa Meia será em agosto de 2022, teremos tempo para organizar o que há de melhor. Mas já estamos avaliando algumas novidades. Como a estrutura da cidade muda a cada ano e se você notar os bairros, avenidas e ruas em que a Meia passa, poderá perceber que tivemos significativas mudanças, com isso podemos pensar em um percurso novo e melhor, indo ao encontro dos pedidos dos corredores”, acrescenta Fabiano Ribeiro, também organizador da Meia.
Retomada
Alguns dos principais eventos de negócios e culturais de Ribeirão Preto também foram cancelados e adiados para 2022. Exemplos claros são a Agrishow e o Festival João Rock. Ambos ainda sem data oficial devem voltar no próximo ano.
No último dia 17, o governo de São Paulo começou a permitir a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e reabertura de museus, que estavam proibidos desde o início da pandemia de covid-19. No entanto, a liberação segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.
Esses eventos também não podem gerar aglomeração. Para o comércio e os serviços não há mais limitação de público ou de horário de funcionamento. Eventos que provoquem aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, por exemplo, continuam proibidos no estado.
Em Ribeirão Preto, o decreto municipal 189 com validade até 30 de agosto permite eventos com lotação máxima de 300 pessoas sentadas, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos por frequentadores em pé e vedada a utilização de pista de dança. Em relação ao cronograma estadual, a Prefeitura informa que acompanha indicadores como número de casos confirmados e ocupação de leitos, além de seguir orientações do Comitê de Contingenciamento Covid-19, para a tomada de decisão nesse sentido.