Curso para fiscais de trânsito
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) contratou 14 fiscais que acabam de fazer curso de especialização e já estão avaliando as empresas de ônibus do Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%).
Multas e repasse
O itinerário dos veículos – são 354 ônibus que cumprem 117 linhas na cidade –, bem como o respeito ao horário determinado, são alguns dos itens analisados e que têm gerado multas às empresas. As viações estariam repassando referidos pagamento das infrações para os salários dos motoristas.
Conselho tarifário
Em outros tempos, a Transerp tinha um Conselho Tarifário que analisava os custos da execução dos serviços contratados junto ao grupo que congregava as empresas de ônibus, por meio de planilhas detalhadas. Houve casos em que se constatou redução da tarifa, ao invés do aumento solicitado pelas empresas e até constatado pelos conselheiros.
Pressão
De uma hora para outra, extinguiu-se o referido colegiado. Está nas mãos de decreto do Executivo com dados repassados pela Transerp. O conselho poderia amenizar a pressão sobre o prefeito(a).