Tribuna Ribeirão
Cultura

Kleber Mendonça, Domenico de Masi e Projeto Utopias movimentam a FIL nesta sexta-feira (27)

A 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto prossegue nesta sexta-feira (27) e traz o debate sobre “Velhas e Novas Utopias”, proposto pelo tema central do evento. Totalmente realizada em ambiente virtual, com acesso gratuito, a FIL se adequa às limitações impostas pela pandemia do Coronavírus ao mesmo tempo em que amplia a possibilidade de interatividade com público de todo o Brasil e, também, do exterior.

A grade de atividades do dia terá, no Salão de Ideias, a presença de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, diretores pernambucanos que têm se destacado na cena do cinema nacional e internacional com o filme “Bacarau”, sucesso de crítica e público no Brasil e exterior, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes (França, 2019). A partir de 16h30, eles falam sobre “As Utopias e Distopias em Bacurau”, fazendo uma análise da concepção da obra e os desejos de transformações reais na sociedade. Os diretores também trabalharam juntos no filme “O Som ao Redor” (2014).

O Projeto Utopias chega ao seu último painel, com o tema “Oportunidades Iguais”. O artista plástico Helder Holiveira aborda a questão a partir da sua experiência pessoal e profissional com a juventude em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, e pós-graduado em Geração de Sistemas e Redes Colaborativas, pela University College de Tromsoe (Noruega), Helder Holiveira é criador do Afeto na Lata, projeto que recicla latas de spray usadas nos murais que ele cria e as utiliza como fonte para palestras. Participam deste debate, os muralistas Rodrigo Chov, David Daniel, Kall e Inaiá Vilas Boas, todos de Ribeirão Preto. A atividade começa às 13h e a mediação é de Cristiane Cordeiro.

Com mais uma participação internacional, a FIL realiza a Conferência Ócio Criativo, com o sociólogo Domenico de Masi, a partir das 19h. Produtor de uma obra literária considerada em boa parte revolucionária, De Masi conversa com o público exatamente sobre a expressão “ócio criativo”, cunhada por ele e que o tornou mundialmente famoso. Escritor desde os 19 anos, construiu uma sólida carreira literária dentro e fora da Itália e é professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma. A mediação é da professora de italiano Marisa Costa.

“Quase chegando ao final desta edição histórica da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, estamos muito felizes com tudo o que foi realizado até aqui e seguros de que esses três últimos dias seguirão encantando e envolvendo o público no mesmo ritmo”, salienta Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora do evento.

Combinando Palavras
Este projeto de caráter socioeducativo e voltado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada, terá, nesta sexta-feira, quatro sessões. Duas com a ilustradora Semíramis Paterno (8h30 e 14h30, esta, exibida pela TV Câmara), e duas com a escritora Cidinha da Silva (10h30 e 14h30). Ilustradora de mais de 100 livros para diferentes editoras nacionais, Semíramis Paterno é apaixonada pelos desenhos e ilustrações, com os quais trabalha profissionalmente. Cidinha da Silva é também editora na Kuanza Produções e tem suas publicações traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É autora de 19 livros, dois deles premiados: “Um Exu em Nova York”, com o Prêmio Biblioteca Nacional, em 2019; e “Os nove pentes d’África”, com o PNLD Literário, em 2020.

Autores locais, histórias e música
A programação da FIL para a sexta-feira reserva ainda outras atrações, como as contações de histórias “A cor da vida”, com Míriam Fontana, e “O menino que enxergava com o coração’, com Renata Martelli; apresentação do Duo de Acordeon, com Gilda Montans e Meire Genaro; apresentação artística “Ser”, com Gustavo Infante; apresentação do Concerto de Sopros, com grupo ALMA (Academia Livre de Música e Artes); coro adulto do projeto Tocando a Vida, do coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, apresentando “Gloria de Vivaldi”; exibição do documentário “A Parada não para”, com Renan Inquérito;

O dia também terá espaço para a participação de dois autores locais: Emerson Bulgarelli e Alexandre Solano. Editor de materiais didáticos e professor de Geografia há mais de 20 anos, Bulgarelli utiliza o universo acadêmico como inspiração para sua escrita. Também escritor e professor, Solano é graduado em Letras, mestre em História Social e doutor em Teoria Literária. Juntos, os professores assinam a autoria da Saga de Riniam, que já contém dois livros.

Toda a programação da 20ª FIL 2021 é realizada em ambiente 100% virtual, de forma gratuita, e pode ser acessada por meio da plataforma oficial www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do YouTube da entidade.

SERVIÇO: FIL 27/08

08h30 e 14h30 Combinando Palavras, com Semíramis Paterno

10h: Contação de Histórias “A cor da vida”, com Míriam Fontana

10h10: Duo de Acordeon 35 anos, com Gilda Montans e Meire Genaro

10h15: Entrevista com autores locais Emerson Bulgarelli e Alexandre Solano

10h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Cidinha da Silva

12h: Apresentação artística show SER, com Gustavo Infante

13h: Projeto Utopias “Oportunidades Iguais”, com Helder Holiveira

16h: Apresentação artística Concerto de Sopros com grupo ALMA

16h20: Apresentação artística “Gloria de Vivaldi”, com projeto Tocando a Vida, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

16h30: Salão de Ideias “As Utopias e Distopias em Bacurau”, com Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

18h: Contação de histórias “O menino que enxergava com o coração”, com Renata Martelli

18h30: Documentário “A Parada não Para”, com Renan Inquérito

19h: Grifos Literários, com Adriana Silva e Conferência com Domenico De Masi e mediação de Marisa Costa

Para acompanhar a programação completa da FIL, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin (fundacaolivrorp)

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Postagens relacionadas

Live vai celebrar 50 anos da Apae

Redação 1

Autor propõe uma vida ‘mais leve, alegre e produtiva’

William Teodoro

Ke Huy Quan: ator mirim de ‘Os Goonies’ é favorito ao Oscar em 2023

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com