Tribuna Ribeirão
Geral

Voluntários de Guaxupé farão testes da Butanvac

Moradores de Guaxupé, no sul de Minas Gerais, podem se cadastrar para os testes da vaci­na contra a covid-19 Butanvac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), os testes dessa vacina no município mineiro já foram aprovados pela Co­missão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Para a primeira fase de tes­tes da vacina, o Butantan vem tendo dificuldade para encon­trar voluntários que ainda não estejam imunizados contra a covid-19. Como Guaxupé está, neste momento, vacinan­do pessoas acima de 28 anos, a ideia do instituto é utilizar aqueles que ainda não foram vacinados na cidade, pessoas entre 18 e 27 anos. Além disso, o instituto também deve fazer estudos para avaliar a incidên­cia do vírus e a variante domi­nante no munícipio.

A cidade vai receber visitas a partir desta sexta-feira (27) para que o Butantan possa avaliar a incidência do vírus e a variante dominante no mu­nicípio para a sequência dos estudos. Os ensaios clínicos da Butanvac serão divididos em duas fases, compostas pelas etapas A, B e C. A etapa A con­ta com um total de 418 volun­tários selecionados nas cidades de Ribeirão Preto e, a partir de agora, também em Guaxupé.

Neste estudo clínico inicial será avaliado se a vacina é se­gura e qual a quantidade de doses suficiente para a vacina­ção. Nesta etapa, o grupo de controle vai receber a Butan­vac ou a vacina de compara­ção, a Coronavac – produzida no Brasil pelo Instituto Butan­tan em parceria com a biofar­macêurtca chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech –, e não haverá place­bo envolvido.

A previsão é de que os vo­luntários passem por um pro­cesso de triagem e a adminis­tração da primeira dose deva ocorrer até a primeira quin­zena de setembro, enquanto a aplicação da segunda dose está prevista para acontecer até o meio de outubro.

Já as etapas B e C irão ava­liar a resposta imune e envol­verão mais de cinco mil volun­tários. A partir daí será feita a comparação entre o desempe­nho da nova vacina do Butan­tan contra a covid-19 e outros imunizantes. Os moradores da cidade que desejam fazer parte do estudo podem se inscrever pelo site do instituto.

A primeira dose nos volun­tários deve ser aplicada na pri­meira quinzena de setembro e a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer até meados de outubro. A Agência Nacional de Vigilância Sani­tária autorizou o Instituto Bu­tantan a utilizar a Coronavac no lugar de placebos nos testes clínicos da Butanvac.

De acordo com a Anvisa, a instituição paulista solicitou a alteração no estudo clínico alegando dificuldades na mo­bilização de voluntários para estudos com placebo. Mais de nove mil pessoas da região não atendem aos critérios estabele­cidos para os testes.

Nesta primeira fase, os tes­tes estão sendo realizados no Hemocentro de Ribeirão Pre­to, sob a coordenação do he­matologista Rodrigo Calado, do Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina – ligado à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP). A principal dificuldade é encontrar maio­res de 18 anos que ainda não foram imunizados contra a covid-19.

Sobre a Butanvac
A tecnologia da Butanvac utiliza o vírus da doença de Newcastle, uma enfermidade de aves, geneticamente modi­ficado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronaví­rus de forma íntegra. O de­senvolvimento complemen­tar da vacina será todo feito com tecnologia do Butantan, sem a necessidade de impor­tação do Insumo Farmacêuti­co Ativo (IFA).

Incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purifica­ção, inativação do vírus, esca­lonamento de doses e outras etapas. A técnica, segundo o Butantan, é barata, sendo uma de suas especialidades: o ins­tituto produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos.

Postagens relacionadas

O ‘fundador’ de Ribeirão Preto

Redação 1

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com