Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde convoca 18.900 faltosos na região de RP

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um novo alerta nesta terça-feira, 24 de agosto, aos 1,27 milhão de faltosos que ainda não com­pareceram aos postos para tomar a segunda dose das va­cinas contra a covid-19 para que concluam sua imunização. Na área de abrangência do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que envol­ve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, cerca 18.900 pessoas estão nesta situação, 7,1% do total em relação ao volume de ampolas enviadas.

Na DRS de Franca são 33.100 mil (7%) e na de Bar­retos são 64.900 mil (10,1%), totalizando 116.900 faltosos na macrorregião, 9,2% dos 1.270.000 paulistas que não tomaram a dose de reforço. O balanço contabiliza 715 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butan­tan/Coronavac, outras 511 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Ox­ford e 47,7 mil de Pfizer/BioN­Tech. Por isso, a pasta reforça as orientações para que as pes­soas retornem aos postos.

Segundo levantamento do Centro de Vigilância Epidemio­lógica (CVE), cerca metade des­te quantitativo está concentrado na Grande São Paulo, que reúne também mais de 20 milhões de habitantes do Estado. O per­centual de faltosos varia de 4,7% a 16,4% entre as 17 regi­ões do Estado, observando-se a proporção de doses enviadas até a última semana para a se­gunda aplicação e conclusão dos esquemas vacinais.

“Aqueles que tomaram a pri­meira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A prote­ção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a Coordenadora do Programa Es­tadual de Imunização (PEI), Re­giane de Paula. Para completar o esquema vacinal contra a co­vid-19, são necessárias duas do­ses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (doze semanas).

Para a Pfizer, o governo de São Paulo aguarda envio de do­ses e oficialização do Ministério da Saúde quanto à redução do prazo para 21 dias. Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamen­tal que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vaci­nal da Janssen/Johson&John­son prevê apenas uma dose.

As prefeituras são respon­sáveis pela busca ativa dos vaci­nados, mas o governo estadual apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré­-cadastro realizado no site Va­cina Já ou no momento da apli­cação da vacina. O calendário completo da vacinação no esta­do de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/.

Postagens relacionadas

Mês é de prevenção ao câncer de próstata

Redação 1

Saúde apoia assistência às vítimas da barragem em Brumadinho (MG)

Redação 1

Coronavírus – Brasil chega a 699.230 mortes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com