Tribuna Ribeirão
Cultura

Educação é o tema em pauta no Salão de Ideias da FIL nesta quarta-feira (25)

Seguindo a proposta temática que percorre toda esta 20ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, a quarta-feira (25) traz mais uma homenageada especial: a pedagoga, professora e linguista Elaine Assolini. A partir das 16h30, ela participa do Salão de Ideias com o tema “As Utopias da Educação”. Autora de diversos livros e artigos científicos voltados à área docente, Elaine atua há mais de 25 anos no magistério, com vivência nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, é professora na graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Antes do bate-papo, uma homenagem especial será apresentada, celebrando sua trajetória pedagógica.

No projeto Utopias, o terceiro tema abordado será o meio ambiente. Para isso, a FIL recebe o ambientalista Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional. A atividade discute a difícil tarefa de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Filósofo, poeta, escritor e professor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Krenak é fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena e integrou a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988. A conversa terá ainda a participação do jovem rapper e também ativista indígena, Owerá (Kunumi MC). Com seu primeiro livro publicado aos 14 anos, Owerá tornou-se mundialmente conhecido por ter carregado uma faixa em defesa da demarcação das terras indígenas na abertura da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Homenagem a Edgar Morin e Conferência

A performance poética “O Gorila no Zoo” será apresentada pelo poeta Daniel Minchoni, às 19h. O trabalho é inspirado no livro “A Via” e faz uma homenagem ao autor, o sociólogo francês Edgar Morin (também homenageado pela FIL 2021). Estudioso da oralidade, Minchoni é experiente em intervenções urbanas, com poesias e saraus realizados em espaços urbanos como ruas e praias. Após a apresentação da performance, o poeta será o mediador da Conferência sobre Edgar Morin, considerado um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século 20. Também antropólogo e filósofo, Morin é autor de mais de 60 livros, com temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, e da etnologia à educação. Aos cem anos, completados em julho, Edgar Morin é pesquisador emérito do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, na sigla em francês) de Paris, e doutor honoris causa em 17 universidades pelo mundo. Participam desta atividade os convidados: Edgard Carvalho, Izabel Cristina Petraglia, Marcelo Donizete da Silva e Michel Leandro.

A quarta-feira tem também exibição de vídeos com entrevistas de autores locais e cinco sessões do projeto Combinando Palavras, com Daniel Munduruku, às 8h30; Jarid Arraes, às 10h30 e 14h30; Semíramis Paterno, também às 14h30, pela TV Câmara e pelo Site oficial da Fundação; e Sérgio Vaz, às 19h30, pela plataforma virtual da Escola Social Marista Ir. Rui.

Daniel Munduruku é escritor indígena com 52 obras publicadas para crianças, jovens e educadores. É diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A juventude da escritora, cordelista e poetisa cearense, Jarid Arraes, não a intimida. Aos 30 anos, ela tem mais de 70 livros publicados em literatura de cordel, entre eles, o premiado “Redemoinho em dia quente”, vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), na categoria Literatura; e a coleção Heroínas Negras na História do Brasil, apresentada em 15 cordéis. É criadora do Clube da Escrita para Mulheres, na cidade de São Paulo.

Autor de oito livros, Sérgio Vaz é um dos precursores do movimento Literatura Periférica e co-fundador do Sarau da Cooperifa, iniciativa que transformou um bar na periferia da cidade de São Paulo em um centro cultural. A ilustradora Semíramis Paterno completa o grupo do Combinando Palavras desta quarta-feira, em atividade que será transmitida pela TV Câmara. Suas ilustrações ganharam as páginas de mais de cem livros de diferentes editoras nacionais. É também palestrante e oferece oficinas que divulgam a importância da leitura e da ilustração.

O público da FIL também poderá conhecer um pouco mais sobre a obra dos escritores José Luiz de Oliveira, presidente Academia Sertanezina de Letras; Nelson Jachinto, coordenador do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento; Caio Vinícius Osman e José Maria Braga, por meio das entrevistas feitas com eles especialmente para a Feira. Cada um fala sobre sua experiência literária e obras publicadas, em vídeos que permeiam toda a programação.

Sons e tradição oral

Os corais também ocupam a agenda de quarta-feira. Os primeiros a se apresentarem serão o Coral Aquarela e Coral São Francisco. O primeiro com a produção “Distanciamento Coral” e “A Voz do Morro”. O público terá ainda o Coral da Unaerp apresentando “Desde que o samba é samba”, e o grupo ALMA (Academia Livre de Música e Artes), em dois momentos. No primeiro, com “Concerto de Abertura”; e no segundo, com “Concerto de Cordas II”. A arte da contação de história tem três apresentações: “A caminho da felicidade”, com Tânia Alonso; “A viagem da caixa vermelha”, com La Diva Croquete; e “O incrível menino devorador de livros”, com Monalisa Machado, que também comanda a oficina “Livros Desmontáveis”, com Humberto Caligari, ambas atividades em parceria com o projeto Leitor em Ação – Biblioteca Lélia Abramo – Vivacidade.

SERVIÇO – FIL 25/08

8h30: Combinando Palavras, com o escritor Daniel Munduruku

10h: Contação de história “A caminho da felicidade”, com Tânia Alonso

10h20: Entrevista com José Luiz de Oliveira, presidente da Academia Sertanezina de Letras

10h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Jarid Arraes

12h: Entrevista com Nelson Jachinto, do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento

12h30: Apresentação musical “Distanciamento Coral” e “A Voz do Morro”, com Coral Aquarela e Coral São Francisco

12h40: Oficina “Livros Desmontáveis”, com Monalisa Machado e Humberto Caligari

13h: Projeto Utopias “Meio Ambiente”, com Ailton Krenak e Owerá (Kunumi MC)

14h20: Entrevista com autor local Caio Vinícius Osman

14h30: Combinando Palavras, com Semíramis Paterno, pela TV Câmara (Escola na TV) e pelo Site da Fundação

16h: Apresentação Artística “Desde que o samba é samba”, com Coral Unaerp

16h15: Apresentação Artística “Concerto de Abertura”, com grupo ALMA

16h30: Homenagem “Elaine Assolini: uma travessia pedagógica” e Salão de Ideias “As Utopias da Educação”, com professora Elaine Assolini e convidados

18h: Contação de história “A viagem da caixa vermelha”, com La Diva Croquete

18h10: Entrevista com autor local José Maria Braga

18h30: Apresentação Artística “Concerto de Cordas II”, com o grupo ALMA

18h45: Contação de história “O incrível menino devorador de livros”, com Monalisa Machado

19h: Apresentação da performance poética “O Gorila no Zoo”, com Daniel Minchoni e Conferência em homenagem a Edgar Morin, com Daniel Minchoni e convidados

19h30: Combinando Palavras, com Sérgio Vaz (plataforma virtual do colégio Escola Social Marista Ir. Rui e Site Fundação)

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:

Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Saiba mais informações do evento pelas redes sociais:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin (fundacaolivrorp)

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Postagens relacionadas

Mostra ajuda a limpar estigmas e dá profundidade à Carolina Maria de Jesus

William Teodoro

Fundação do Livro e Leitura é contemplada com editais culturais

William Teodoro

Médium e escritor Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com