Há caminhos e formas possíveis para erradicar a fome no Brasil? Esse questionamento desembarca nesta terça-feira (24) na 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, pautando o debate “Fim da fome no Brasil: uma utopia?”. O encontro, que começa às 16h30, reúne o filósofo, sociólogo e diretor regional do Sesc do Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda; o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), produtor cultural, empresário, escritor, fundador e CEO do Laboratório de Inovação Social (LIS), Preto Zezé; e o CEO da ONG Ação da Cidadania – uma das principais organizações não governamentais do país -, Rodrigo Afonso. O acesso ao debate é livre e gratuito, pela plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e canal do YouTube.
A programação do dia traz também três sessões do projeto Combinando Palavras, focado no incentivo e estímulo ao desenvolvimento de habilidades artísticas nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada de Ribeirão Preto e Região, em atividades prévias monitoradas pelos professores. A primeira sessão, às 8h30, será com a ilustradora Semíramis Paterno, autora infantojuvenil homenageada pela FIL nesta 20ª edição – arquiteta de formação, mas que tem nos desenhos e ilustrações literárias sua grande paixão profissional. Nas outras duas sessões (10h30 e 14h30), o Combinando terá a presença do escritor Milton Hatoum, um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira, premiado nacional e internacionalmente.
É tudo verdade?
Outro destaque da agenda é o segundo bate-papo do projeto Utopias, com participação da escritora, artista plástica, professora e doutora em Filosofia, Marcia Tiburi. Este encontro, às 13h, coloca em pauta a questão da “Verdade” em tempos orquestrados pelas redes sociais, notícias falsas e polarização de discursos em nível mundial. O dia tem ainda novidade literária. Desde 2016, levando à FIL lançamentos de coletâneas de textos e imagens produzidas por seus alunos, o colégio Anglo Ribeirão apresenta neste ano o livro “O mundo que herdamos e o mundo que queremos deixar de herança”, que terá uma sessão ao vivo de leitura de textos, mostra de imagens e premiações. O evento será às 15h.
No Salão de Ideias, Marcos Câmara convida o público a participar da conversa sobre “A música canta a utopia escrita”, às 18h30. Musicólogo e professor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP-RP, Câmara também é autor de três livros: “Fructuoso Vianna – orquestrador do piano”, “Os lugares e as cores do tempo: música, sociedade e educação”, e “Poesia da Terra”. A mediação da atividade fica a cargo de Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.
Na Conferência que começa às 19h10, o filósofo e escritor alemão Martin Puchner conversa com o público da Feira. Professor de inglês e Literatura Comparada na Universidade de Harvard, Puchner também é crítico literário e autor de livros que abordam temáticas diversas, com tradução em mais de 20 países. A mediação da atividade é do filósofo Filipe Martone. Antes da Conferência, a atriz e produtora cultural Ana Luz, ao lado do ator João Vítor Zanato, apresentam o web programa Conexões Literárias, com o tema “Uma visita à obra de Martin Puchner”, em homenagem ao palestrante. O Conexões Literárias é produzido mensalmente pela Fundação do Livro e Leitura, com objetivo de oferecer entretenimento e informação sobre o universo da literatura.
Nossos escritores
Dentro do espaço reservado para os autores locais, a terça-feira apresenta quatro nomes: Regina Baptista, Leila Yunes, José Carlos Barbosa e Vivian Villalba – todos em entrevistas gravadas especialmente para a FIL. Regina Baptista tem oito livros publicados entre novela, narrativas, romances, contos e antologia. Sua obra mais recente é “Até a última gota”, lançado no primeiro semestre de 2021. Leila Yunes é graduada em Relações Públicas, presidente da Academia Paraisense de Cutura, de São Sebastião do Paraíso/MG. Escritor, jornalista, pesquisador e historiador, José Carlos Barbosa é presidente da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto (OVJ-RP), e criador da Mostra dos Escritores de Ribeirão Preto e Região, e do primeiro troféu Bem Te Vi. Vivian Villalba é formada em Biblioteconomia e Ciências da Informação, é formanda em Letras. No YouTube, comanda o canal “Escreva-me”, sobre dicas de escrita e processos de publicação de seus livros, com temas de magia e ficção científica.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto também é musical. A agenda do dia 24 de agosto traz a apresentação “Fugge il verbo dei dolori”, com o coro do projeto Tocando a Vida, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. E, também, o Concerto de Canto e Concerto de Cordas III, com o grupo ALMA (Academia Livre de Música e Artes).
Estão programadas ainda três sessões de contação de histórias: às 10h, Ademir Apparício Jr. apresenta “Pé de Ponte”. Às 12h45, Lorena Ramos comanda a contação “O mundo no Black Power de Tayó”. E às 18h, Renata Martelli apresenta a história “O menino que enxergava com o coração”. A exibição do documentário “A Parada não Para”, às 12h05, de Renan Inquérito, completa a agenda do dia.
SERVIÇO – FIL 24/08
8h30: Combinando Palavras, com Semíramis Paterno
10h: Contação de história “Pé de Ponte”, com Ademir Apparício Jr.
10h20: Entrevista com autora local Regina Baptista
10h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Milton Hatoum
12h: Apresentação musical “Fugge il verbo dei dolori”, com projeto Tocando a Vida, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
12h05: Documentário “A Parada não para”, de Renan Inquérito
12h30: Entrevista com Leila Yunes, Presidente da Academia Paraisense de Cultura
12h45: Contação e história “O mundo no Black Power de Tayó”, com Lorena Ramos
13h: Projeto Utopias “Verdade, com Marcia Tiburi
14h20: Entrevista com José Carlos Barbosa, Presidente da OVJ
15h: Lançamento do livro “O mundo que herdamos e o mundo que queremos deixar de herança”, pelos alunos do colégio Anglo Ribeirão
16h: Apresentação Artística Concerto de Canto, com grupo ALMA
16h30: Mesa de Debate: “Fim da fome no Brasil: uma utopia?”, com Danilo Santos de Miranda, Preto Zezé e Rodrigo Afonso
18h: Contação de história “O menino que enxergava com o coração”, com Renata Martelli
18h10: Apresentação Artística Concerto de Cordas III, com grupo ALMA
18h30: Salão de Ideias “A música canta a utopia escrita”, com Marcos Câmara. Mediação de Dulce Neves.
19h: Entrevista com autora local Vivian Villalba
19h10: Conexões Literárias “Uma visita à obra de Martin Puchner”, com Ana Luz e João Vítor Zanato e Conferência com Martin Puchner. Mediação de Filipe Martone.
Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Saiba mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)