Tribuna Ribeirão
Cultura

Streaming quer lucrar com audiência e faturamento das novelas

Os principais serviços de streaming revelaram o interesse em produzir novelas brasileiras cur­tas, de 40 a 60 capítu­los, como são os casos de Netflix, Amazon e HBO Max. Está certo também que não estabeleceram um perío­do para gravações e lançamen­tos, apenas um desejo muito forte, por tudo o que este tipo de formato representa em termos de audiência e faturamento. De todos, somente o Globoplay entrou em campo de fato, com as avançadas gravações de “Verdades Secretas 2”, escrita por Walcyr Carrasco e prota­gonizada por Camila Queiroz e Rômulo Estrela. Uma estreia aguardada para breve.

Enquanto isso, os demais serviços continuam em ritmo de ensaio, se organizando internamente e observando o mercado de autores, atores e outros profissio­nais.

Há muita gente disponível e nas mais diferentes frentes de trabalho. É importante dar um passo de cada vez, montar departamentos competentes, para que as produções possam ter uma longa sequência. Certamente é isso que acontece agora: uma confidencial movimentação nos bastidores. O fato é que quando essas empresas engatarem uma primei­ra, começarem a produzir novelas em massa, o mercado de dramaturgia nunca mais será o mesmo. A expectativa é que isso possa acontecer já a partir de 2022, quando se imagina que a pandemia estará mais controlada. No caso da HBO, vai demorar um pouco mais, porque esses primeiros meses estão muito voltados para a implantação da plataforma.

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