Tribuna Ribeirão
Cultura

Literatura erótica ganha força no universo feminino

Ynglidis Farias: “Como mulher, eu mesma me sinto representada nas minhas histórias. Sempre gosto de mostrar empoderamento e passar para os leitores como nós mulheres podemos conquistar o que queremos”.

Romance, sexo, sexualidade, amor e empoderamento. Esse é o combo temático que a maio­ria das mulheres procura quan­do busca pela literatura erótica, também conhecida como hot. Os livros, que trazem histórias de amor apimentadas, estão no topo da lista dos mais procura­dos – e vendidos – na platafor­ma de e-books Amazon, após o boom de “50 Tons de Cinza”, lançado em 2012 e também nos sites das editoras. Mas, por que o assunto vem chamando tanta a atenção, atraindo cada vez mais leitoras e, consequentemente, lançando mais escritoras?

Para Aretha Vieira Guedes, sexo é um dos maiores tabus que existe até hoje, principalmente quando se refere à sexualidade feminina

Para Aretha Vieira Guedes, autora com 27 títulos deste gê­nero e umas das bestsellers da Amazon, sexo é um dos maiores tabus que existe até hoje, prin­cipalmente quando se refere à sexualidade feminina. “Ainda é um assunto proibido para muitas pessoas, mas as mulheres estão cada vez mais se libertando, assu­mindo o que gostam de ler (e es­crever) sem ter medo”, destaca a escritora de ‘O Mundo do CEO’, ‘Um romance para o CEO’ – edi­tados pelo Grupo Editorial Por­tal, ‘O CEO’ e ‘A virgem e o velho maluco que quer um neto’, todos considerados sucesso de leitura.

Aretha é casada, tem 34 anos e entrou para a lista de autoras com livros mais vendidos da Veja em 2016, além de sair ven­cedora de dois prêmios interna­cionais: Wattys e do concurso Luvbook/Ler Editorial. Segundo ela, todos seus livros são consi­derados hot, mas sempre com uma pitada de mistério, ação, fantasia ou drama. “Os que fa­zem maior sucesso são aqueles com temas que alguns adoram reclamar, mas amam ler, como o ‘O Mundo do CEO’ – o mais picante de todos – e que recente­mente foi lançado na versão físi­ca”. A obra traz a história de um clube exclusivo para milioná­rios, localizado em um prédio, no qual cada andar oferece um tipo diferente de entretenimen­to para os seus sócios, dos mais inocentes aos mais eróticos.

Empoderamento

A escritora baiana Amanda Sampaio arrisca um palpite para o sucesso desse gênero literário: o simples fato de que muita gente gosta de viver histórias como se fosse a sua

A escritora baiana Aman­da Sampaio arrisca um pal­pite para o sucesso desse gê­nero literário: o simples fato de que muita gente gosta de viver histórias como se fosse a sua. “Quem não gostaria de vivenciar um romance de tirar o fôlego?”, diz a autora de ‘A Secretária do CEO’- um romance sensual sobre a vida profissional de dois persona­gens que teve uma super-re­percussão em uma platafor­ma para escritores iniciantes.

Para ela, o gênero erótico é um desafio. “Não é fácil escrever para outras mulheres e descons­truir certos temas. Mas, com o passar do tempo, estamos con­seguindo mais espaço de fala no mundo da literatura e mostran­do, através dos livros, mulheres emponderadas e bem resolvidas ou que estão se descobrindo pelo caminho”, diz.

E como conquistar leitoras tão rápido? Amanda explica que, como seu público é 99% femini­no, ela gosta de escrever o que foge da realidade de muitas mulheres e das frustrações do dia a dia. “Estou sempre me comunicando com as leitoras. Muitas compartilham suas vidas e fantasias sexuais que são veladas e não realizadas em casa”. Em breve, a escritora, de apenas 23 anos, lançará mais um romance: ‘Aliança por Contrato’.

Prazer Marginal

D. Valenti: “O que acontece na ficção, nem sempre
é encontrado na vida real. É o momento em que a
leitora experimenta a sensação do prazer enquanto
se projeta na história. Além do mais, ela se diverte!”

A autora mineira de 43 anos e quatro romances pu­blicados, D. Valenti lembra que para ler um romance com uma “pegada” mais sen­sual, as mulheres de sua ge­ração compravam os livros nas bancas de revista e os es­condiam debaixo do colchão. “Era um prazer marginal. Hoje, apesar de os olhares de censura ainda existirem, elas consomem livremente qualquer tipo de literatura. O sucesso se dá pela liberdade que ela lutou e luta até hoje. É a mulher tomando posse, de fato, de um direito legíti­mo de escolha que, de certa forma, em gerações passa­das, desconhecia ter”, mostra a escritora de ‘O Pecado de Dmitry’, de 2016; ‘Brumas do Passado’, de 2017; ‘Jardim de Inverno’, 2019, e o próximo que está prestes a ser lançado: ‘O que Ela Roubou de Mim’, estes dois últimos publicados pelo Grupo Editorial Portal.

Outro fator que D. Valenti credita para o grande núme­ro de leitoras é sensação de “conjugação” perfeita no re­lacionamento amoroso que este tipo de gênero traz. “O que acontece na ficção, nem sempre é encontrado na vida real. É o momento em que a leitora experimenta a sensa­ção do prazer enquanto se projeta na história. Além do mais, ela se diverte!”

Histórias de clichês. Será?

Ynglidis Farias: “Como mulher, eu mesma me sinto representada nas minhas histórias. Sempre gosto de mostrar empoderamento e passar para os leitores como nós mulheres podemos conquistar o que queremos”.

Com mais de cinco obras lançadas – todas do gênero romance contemporâneo, a pernambucana Ynglidis Farias, ou Yni, de 25 anos, mostra que muitos romances estão pas­sando por mudanças: o clichê foi remodelado para se encai­xar ao tempo atual. “Como mulher, eu mesma me sinto representada nas minhas his­tórias. Sempre gosto de mos­trar empoderamento e passar para os leitores como nós mu­lheres podemos conquistar o que queremos”, alerta a escri­tora de ‘Sr. Cínico’, de 2020 e com mais de 750 mil leituras, também editado pelo Grupo Editorial Portal. O livro traz uma boa dose de sensualidade e, simultaneamente, aborda assuntos importantes e que refletem a atual sociedade.

Postagens relacionadas

Série traz Cida Moreira ao Minaz

Redação 1

USP Filarmônica volta ao Pedro II

William Teodoro

Rolling Stones lançam ‘Scarlet’, canção feita em 1974

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com