O Museu Casa da Memória Italiana (CMI) e restaurante O Pastifício realizam, até este domingo, 22 de agosto, mais um festival gastronômico de comida italiana. A renda das vendas será revertida para a transmissão do Concerto Napolitano, que acontece neste sábado (21), às 18 horas, pelo canal do espaço cultural no YouTube.
O público já pode adquirir os pratos disponíveis no cardápio que contará com combos que variam de risotto, couvert, gnocchi, cannoli, panzanella, burrata, arancini entre outros; tamanhos individual ou casal. As encomendas ficarão por conta do restaurante O Pastifício pelo telefone (16) 3013-2378 ou WhatsApp (16) 99227-1860.
Neste sábado (21), a apresentação do Concerto Napolitano, realizado pela Cia. Opera São Paulo e pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, por meio do projeto “A Caminho do Interior”, acontecerá no quintal do museu, às 18 horas, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube e contará com as participações especiais da soprano Maria Sole Gallevi e do pianista Flavio Lago.
Segundo Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana, realizar ações em parceria valoriza a cultura local e aproxima o legado italiano presente na região. “O funcionamento da instituição depende destas trocas de conhecimentos, de memórias, de produções artísticas e da culinária italiana com a comunidade local. Nada mais gostoso do que aliar música e pratos inspiradores”, afirma.
Exposição
O Museu Casa da Memória Italiana também sedia, até 11 de setembro, a exposição “Nonni di São Paulo”. As visitas presenciais estão liberadas, mas com agendamento prévio e com respeito às regras do Plano São Paulo. A mostra nasceu por meio de uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista Oliviero Pluviano, italiano radicado no Brasil.
O propósito é registrar histórias de vida para compor um mosaico sobre a imigração italiana para as terras brasileiras. A entrada é gratuita. “Nonni di São Paulo” reúne 50 depoimentos de migrantes italianos, além de fotografias, vídeo documentário e trilha sonora. Conheça trajetórias de empresários, artistas, diplomatas, jornalistas e pessoas que contribuíram com a continuidade da cultura italiana no estado de São Paulo.
Os avôs de Ribeirão Preto também receberam um espaço de destaque, juntamente com histórias de antepassados conhecidos no estado de São Paulo como Matarazzo, Crespi, Giovannetti, Lunardelli, Dedini e Ometto. Para conhecer a mostra é necessário agendar data e horário por meio do site da instituição.
Seguindo os protocolos e procedimentos exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo, a equipe do Museu Casa da Memória Italiana controla o número de visitantes; confere a temperatura; fornece álcool em gel; tapete sanitizante, além de fazer um percurso único, para garantir a segurança do público e da equipe. É obrigatório o uso de máscara.
O Museu Casa da Memória Italiana ficas na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Preto. A exposição pode ser visitada aos sábados, às dez e às onze horas, e às quintas-feiras, a partir das 15 horas, com agendamento prévio por meio do site https:// www.casadamemoriaitaliana.com.br/visite/. A entrada é gratuita. O espaço abre de quinta-feira a domingo.