Tribuna Ribeirão
Cultura

Osrp apresenta Ensaio Aberto

FL PITON/ARQUIVO

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta “Beethoven e Haydn em con­certo”. Será nesta sexta-feira, 20 de agosto, às nove horas, dentro da série Ensaio Aber­to, criada para estudantes das escolas públicas e privadas da cidade, tradicionalmente apresentada no Theatro Pe­dro II, no Quarteirão paulis­ta, Centro Histórico, mas que será transmitido por internet, em virtude das medidas de proteção à saúde.

“É um concerto didático e escolhi dois grandes com­positores para que o público conheça mais sobre as obras de Beethoven e Haydn e para que possa perceber as dife­renças e semelhanças criati­vas de cada um desses nomes contemporâneos”, comenta o maestro titular Reginaldo Nascimento, que regerá o concerto.

A série Ensaio Aberto acontece periodicamente no Theatro Pedro II, é dirigida a estudantes das redes pú­blica e privada de ensino da cidade, com entrada gratuita, e realizada em parceria entre a Associação Musical de Ri­beirão Preto, mantenedora da Orquestra Sinfônica, The­atro Pedro II e a prefeitura de Ribeirão Preto/Secretaria Municipal da Educação, com apoio do Ministério do Turis­mo (MTur).

De Ludwig van Beerthoven (1770-1827), o programa traz a obra “As Criaturas de Prome­theus (Abertura)”. De Joseph Haydn (1732-1809) serão exe­cutados trechos da “Sinfonia nº 21 em lá maior” – “Adágio”, “Presto”, “III. Menuet” e “Fina­le. Allegro molto”.

A Orquestra Sinfônica
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Em 2020 a Osrp fez apenas apresentações virtu­ais, sem a presença de públi­co, por causa da pandemia de coronavírus.

No ano anterior foram 71 apresentações, entre concer­tos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou me­tais em teatros, igrejas, esco­las e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.

A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Barts­ch. Fez sua primeira apresen­tação em 1938.

Desde então, a Osrp fun­ciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo impor­tantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários muni­cipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacio­nal. Desenvolve importantes projetos que difundem a mú­sica erudita, além de contar com uma escola de canto co­ral com 120 alunos e três co­ros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.

Em, 15 de maio, a Or­questra Sinfônica de Ribei­rão Preto abriu a temporada 2021 da série Concertos In­ternacionais, com a execu­ção das obras “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e participação do pianista Carlos Vogt. No mesmo final de semana re­tomou a série Juventude tem Concerto.

Postagens relacionadas

‘As veias abertas da periferia’

William Teodoro

Roupa Nova fará novo show em RP

Redação 1

Mauricio Meirelles traz o caos a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com