Tribuna Ribeirão
Saúde

SP reduzir intervalo para 2ª dose da Pfizer

© Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

O governador João Do­ria (PSDB) disse nesta quar­ta-feira, 18 de agosto, que o Estado espera a entrega de novas doses da Pfizer, pelo Ministério da Saúde, para que o Programa Estadual de Imunização (PEI) pos­sa diminuir o intervalo de aplicação entre as doses do imunizante. De acordo com o tucano, São Paulo vai seguir a recomendação da redução do intervalo de doses da vacina da Pfizer de 90 para 30 dias.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem que a pasta estuda al­terar o intervalo da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19, a partir de setembro. Em vez dos atuais três meses, o imu­nizante seria aplicado no­vamente no intervalo de 21 dias, para avançar no térmi­no do esquema vacinal.

“Os nossos técnicos, mé­dicos, enfermeiros e profissio­nais da Secretaria da Saúde, sob a coordenação da doutora Regiane de Paula, coordena­dora do PEI, entendem que é possível reduzir o intervalo en­tre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer como es­tabelece o próprio laboratório da Pfizer, que atesta a eficácia e a segurança da vacina em um prazo bem inferior aos 90 dias (de intervalo) que têm sido praticados aqui no Brasil”, de­clarou o governador paulista.

O envio do imunizante da Pfizer a São Paulo acabou se tornando um briga judicial entre o governo paulista e o Ministério da Saúde. De acor­do com Doria, a pasta federal havia deixado de enviar 228 mil doses de vacinas da Pfizer a qual o Estado tinha direito, o que obrigou o Estado a entrar na Justiça para garantir o rece­bimento das doses.

Para o Ministério da Saúde, a redução é compensação por vacinas que haviam sido envia­das a mais. Na terça-feira (17), atendendo liminar do governo paulista, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deter­minou que a União assegure o envio das vacinas contra a co­vid-19 necessárias para aplica­ção da segunda dose no Estado de São Paulo.

O calendário com as datas para vacinação dos adolescen­tes de 12 a 17 anos no estado de São Paulo também foi divulga­do. A previsão é imunizar os maiores de 12 anos até meados de setembro. Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer, única vacina autorizada pela Agên­cia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Ontem, foram vacinadas no estado pessoas de 16 a 17 anos com comor­bidades ou deficiências, além de grávidas e puérperas.

O grupo será imunizado até o dia 25 de agosto. A próxima faixa etária a receber a vacina é de 12 a 15 anos (também com comorbidades ou deficiências, além de grávidas e puérperas) a partir do dia 26. Na última fase de vacinação dos adolescentes, o público de 15 a 17 anos será vacinado a partir do dia 30 de agosto. Quem tem entre 12 e 14 anos recebe a imunização a partir de 6 de setembro.

Postagens relacionadas

Repasse do pagamento do piso da enfermagem será feito até 21 de agosto

William Teodoro

Lei institui campanha para prevenir exposição indevida ao sol

William Teodoro

RP já tem 2.096 casos de dengue

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com