Tribuna Ribeirão
Cultura

IAS lança mostra pedagógica online

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a Instituição Apare­cido Savegnago (IAS) lança o vídeo da “Mostra Pedagógica: compreendendo a filosofia Suzuki”, que será transmiti­do pelo canal do YouTube da entidade por meio do link ht­tps://url.gratis/2LecC6 . Será possível apreciar a execução e as habilidades conquistadas pelos alunos de violino, vio­la, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e violão, que a cada dia vêm desabrochando em caráter e musicalidade.

O evento online tem como objetivo apresentar os desdo­bramentos da filosofia e me­todologia Suzuki – que vem sendo implantada na IAS desde 2018; os depoimen­tos das famílias dos alunos sobre a contribuição nesse processo; além de apresenta­ções com a participação dos alunos de violino, viola, vio­loncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e violão.

“Além de apresentar a fi­losofia e metodologia Suzuki que, atualmente, vem sedi­mentando os cursos de violi­no, viola, violão e flauta trans­versal, esta mostra pedagógica pretende também comparti­lhar experiências dos fami­liares que, ao lado dos profes­sores, vêm desempenhando papéis de verdadeiros tutores e ‘pais Suzuki’ no processo de formação de seus filhos”, ex­plica Sara Cesca, coordenado­ra pedagógica da instituição.

“A filosofia do educa­dor musical Shinichi Suzuki (1898-1998) afirma que toda criança é capaz de desenvol­ver altas habilidades se estiver em um meio que propicie esse desenvolvimento. E é nisso que acreditamos e que vamos mostrar, durante a apresenta­ção: que toda criança é capaz e que o talento nada mais é do que essas habilidades desen­volvidas por meio de um am­biente favorável, professores capacitados, alunos dedicados e famílias que dão o suporte necessário”, explica Sara.

Com relação ao reper­tório, o público irá apreciar peças específicas do método Suzuki. “Peças folclóricas e, em sua maioria, do repertório da música clássica”, conclui Sara. Em 2021, o IAS executa o Projeto Beija-flor – ano 5, aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo fede­ral, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turis­mo. Conta com patrocínio do Savegnago Supermercados, Uberlândia Refrescos, Co­ca-Cola, Café Três Corações, Eletrofrio, Fast, Siamar, Mili, Predilecta e Triex, além do apoio do Instituto Alexa.

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