Considerada como um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Internacional do Livro tem início neste final de semana com uma programação especial para as crianças com contação de histórias, baseadas nas obras da escritora infantojuvenil homenageada pelo evento, Semíramis Paterno
A 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 21 a 29 de agosto, com abertura oficial na próxima sexta (20/8), mantém nesta edição a tradição dos espaços destinados às contações de histórias para crianças. Serão vários artistas que se apresentam contando histórias baseadas nas obras da escritora infantojuvenil homenageada pela 20ª FIL, Semíramis Paterno.
A primeira a se apresentar é Tânia Alonso. Ela é pesquisadora sobre a linguagem narrativa para o ator há mais de 20 anos e contará a história “A caminho da felicidade”. A contadora é graduada em Artes Cênicas e, desde então, conta histórias adaptadas da literatura infantojuvenil. As apresentações acontecem no domingo (22), às 16h10, e na quarta-feira (25), às 10h.
Contando a história “Entre Contos, um encontro”, Gracyela Gitirana e a flautista Nadine Morais se apresentam na segunda-feira (23), às 10h, e na quinta-feira (26), às 18h. A atriz Míriam Fontana, que é diretora teatral, integrante e fundadora do Grupo Fora do Sério, apresenta a história “A cor da vida” na segunda-feira (23), às 18h, e na sexta-feira (27), às 10h.
Na terça-feira (24) e na quinta-feira (26), às 10h, o ator-pesquisador, palhaço, contador de histórias, produtor criativo e arte-educador, Ademir Apparício Jr., conta a história “Pé de Ponte”. O contador de histórias é diplomado em Mímica Total e Teatro Físico pelos “Estúdios Luis Louis”, em gestão Cultural pelo SESC-CPF/SP e Patrono da Cadeira nº19 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.
A atriz e arte-educadora, Renata Martelli, apresenta a história “O menino que enxergava com o coração”, na terça-feira (24) e na sexta-feira (27), às 18h. A atriz é formada em Cinema pela FAAP e professora de Teatro há 23 anos.
A Drag Queen e contadora de histórias, La Diva Croquete, conta a história “A viagem da Caixa Vermelha”, baseada nas obras “A Viagem” e “A Caixa Vermelha”, de Semíramis Paterno, na quarta-feira (25), às 18h, e no sábado (28), às 14h10.
Semíramis Paterno
Autora infantojuvenil homenageada pela 20ª FIL, Semíramis Paterno é escritora e ilustradora de livros infantis. Mineira de Belo Horizonte, ela mora em Ribeirão Preto por quase a vida toda, desde os seis anos de idade. Hoje, diz que recebe a homenagem da Feira Internacional do Livro como uma demonstração de respeito, reconhecimento e consideração ao seu trabalho. Para ela, o melhor de fazer parte de um projeto como a FIL e de ser uma das homenageadas é ver seu trabalho sendo lido, interpretado e contado pelas pessoas. “É incrível poder contemplar as inúmeras facetas que um livro proporciona e ver o resultado que desperta nas crianças ou mesmo nos adultos. A emoção ou a reflexão que cada imagem, ideia ou palavra provoca em cada um. Esse é o melhor presente”.
20ª FIL – FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO
A 20ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada integralmente no formato on-line, entre os dias 21 e 29 de agosto, com cerimônia de abertura no dia 20. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova nomenclatura e teve identidade visual reformulada.
Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e pelas redes sociais da instituição.
A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Para acompanhar, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com