Metade (50%) dos consumidores globais diz estar mais preocupada com o meio ambiente nos últimos seis meses, segundo um novo estudo da PwC – empresa multinacional em auditoria, prestação de serviços e consultoria. Os consumidores do Sudeste Asiático e do Oriente Médio lideram essa tendência. A Global Consumer Insights Pulse Survey investiga os hábitos e comportamentos de compra do consumidor e mostra como as pessoas se transformaram nos últimos seis meses em relação à consciência ecológica e à digitalização.
Compradores de Indonésia (86%), Vietnã, Filipinas (74%) e Egito (68%) lideram essa mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. Comprar localmente também se tornou um fator-chave para impulsionar a sustentabilidade: 52% dos consumidores globais dizem estar “agindo de forma deliberada para apoiar mais negócios locais e varejistas independentes”.
A pesquisa também revela que os trabalhadores em home office têm hábitos de compra que começam a se distanciar daqueles que trabalham principalmente fora de casa. 62% desses trabalhadores afirmam comprar de empresas ecologicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente; 61% compram produtos com embalagens ecológicas ou menos embalagens; e 61% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.
A pesquisa com 8.681 consumidores em 22 territórios também destaca que nem todas as gerações mais jovens estão se tornando mais ecologicamente conscientes. A geração dos millennials (nascidos entre 1981 e 1994) é a que se volta mais fortemente para comportamentos ecológicos. Já a Geração Z (nascidos entre 1995 a 2010) demonstra mais aspirações do que ações, sendo superada pela Geração X (nascidos em meados de 1960 e o início da década de 1980) em termos de consciência ecológica.
Carlos Coutinho, o líder no Brasil em Mercados de Consumo da PwC, ressalta que há também uma maior preocupação com o “propósito” das marcas, como essas marcas se comunicam com o consumidor e os tocam por meio de identificação de valores na relação consumidor x marca.
“A pesquisa revela que o consumidor brasileiro acompanha a tendência mundial em relação a questões ambientais, mas que existem outros aspectos importantes quando olhamos para os números locais, como a preferência por negócios de produtores locais, por exemplo, no Brasil 44% dos consumidores preferem comprar de produtores da sua região, enquanto o percentual global é de 43%”, completa Coutinho.