Orientados por Helder Holiveira, criador do projeto Afeto na Lata, muralistas de Ribeirão Preto confeccionarão obras inspiradas na temática do projeto no próximo sábado, dia 14 de agosto, a partir das 10h, no SESI Castelo Branco, em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (SP), 12 de agosto de 2021 – Além da literatura, a 20° edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto contará também com a presença das artes visuais a partir dos trabalhos de quatro muralistas locais, que participarão da oficina de grafite, que compõe a agenda do Projeto Utopias, uma das atividades da FIL. A ação especial acontece neste sábado, dia 14 de agosto, das 10 às 15h, no SESI Castelo Branco, em Ribeirão Preto (Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 – Jardim Castelo Branco).
Com orientação do professor Helder Holiveira, criador do Afeto na Lata e supervisor cultural e pedagógico na Fundação CNS (Companhia Siderúrgica Nacional), os artistas Rodrigo Chov, David Daniel, Kall e Inaiá Vilas Boas vão produzir quatro latas de spray com dimensões de 1,5m x 0,5m, cada uma com um dos temas do Projeto Utopias: Paz, Verdade, Meio Ambiente, Respeito à Diversidade e Oportunidades Iguais. Helder Holiveira também deixará sua contribuição artística na atividade, confeccionando a quinta lata. As peças ganharão pinturas na superfície e frases com mensagens de alegria, positividade e paz.
As peças ficarão expostas no palco durante as transmissões do projeto Utopias, na programação da FIL. Após o encerramento da feira, as obras comporão uma exposição itinerante, que percorrerá centros culturais e locais públicos de Ribeirão Preto, ainda em definição. Toda a ação tem o apoio da empresa Baldocchi Assistência Familiar.
Sobre a presença das artes visuais dentro de uma feira de literatura, a artista plástica e educadora Cristiane Cordeiro, organizadora do evento, afirma que a simbiose entre essas duas linguagens é o ponto alto da iniciativa, que faz total sentido. “A literatura e as artes visuais são formas de expressão que aguçam as percepções e sensações, fazendo com que o leitor ou visitante da exposição interprete a magia de cada uma. Ambas são “lidas”. Uma através das palavras, outra através das cores, desenhos, traços, gestos, rabiscos e sons”, pontua Cristiane.
Bate-papo
Além de orientar a oficina de grafite, Helder Holiveira encerra a agenda do projeto Utopias, no dia 27 (sexta-feira, 13h), conversando com o público da FIL sobre o tema “Oportunidades Iguais”. O projeto Afeto na Lata, criado por ele, recicla latas de spray usadas nos murais que ele cria e servem de fonte para palestras que ele ministra a jovens. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, e pós-graduado em Geração de Sistemas e redes Colaborativas, pela UniversityCollege, de Tromsoe (Noruega), Helder possui mais de 20 anos de experiência em trabalho na área social e em gestões de políticas públicas e educação formal. Sua arte já foi vista em exposições individuais e coletivas no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Suíça e Argentina, entre outros países.
20ª FIL
A 20ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada integralmente no formato on-line, entre os dias 20 e 29 de agosto. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e pelas redes sociais da instituição.
A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.
Como nos anos anteriores, a FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Nesta 20ª edição, Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin recebe uma homenagem especial.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Para acompanhar, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com