Em reunião que realizamos na última segunda-feira, dia 9, na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), definimos para o ano que vem o retorno da realização da Agrishow, a maior feira do agronegócio do Brasil. Participaram do encontro comigo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; o presidente da feira, Francisco Matturro; o presidente de honra, Maurílio Biagi; a diretora Liliane Bertolucci e o presidente da Acirp, Dorival Balbino, assim como representantes de todos os setores que envolvem a realização do evento e de entidades representativas de nossa cidade. A próxima edição da feira, que não foi realizada nos últimos dois anos em função da pandemia de covid-19, será realizada de 25 a 29 de abril de 2002.
A confirmação da realização da Agrishow representa muito mais que otimismo com o controle da pandemia, por meio da vacinação da população, porque além de um evento que movimenta bilhões de reais em negócios, a feira é local de avanço tecnológico, lançamento de máquinas e apresentação de soluções para o setor agropecuário além de palco de excelentes pesquisas para a produção rural. Dois anos perdidos significam muito prejuízo para o setor, que precisará recuperar o tempo de não realização nas próximas edições. A definição da data de forma antecipada permitirá a preparação adequada para a recepção de expositores e vistantes.
Além da preparação do evento em si, que já demanda uma organização repleta de detalhes, na próxima edição serão necessárias adaptações em função da pandemia, que certamente estará vencida, mas que ainda exigirá a permanência de protocolos para se evitar qualquer tipo de risco. Tenho a convicção de que será, como sempre foi, um grande evento do agronegócio, uma vitrine do desenvolvimento permanente do setor, e Ribeirão Preto voltará a viver os grandes momentos proporcionados por esta feira que hoje dispensa apresentações.
Como temos feito ao longo dos quase 20 meses de pandemia, seguiremos trabalhando para a redução do número de casos com uma vacinação eficiente e organizada. Estamos perto de completar a imunização da população com mais de 18 anos. Até ontem, quarta-feira, foram imunizadas 619.343 pessoas, sendo 443.890 com a primeira dose da vacina, 159.189 com a segunda dose e 17.624 com dose única. Considerando a população total de 711.825, temos 62,36% dos habitantes vacinados com a primeira dose e 24,84% também com a segunda dose ou dose única.
De acordo com o calendário estadual, que estamos seguindo, já na próxima semana avançaremos para a vacinação dos habitantes com menos de 18 anos. Ao mesmo tempo, seguimos vacinando com a segunda dose as pessoas que já receberam a primeira. Assim temos a segurança de chegar ao final de abril, quando será realizada a Agrishow, com uma situação muito melhor que a de hoje, certamente sem registros da doença. Se casos ainda existirem, estarão absolutamente controlados não só em nossa cidade, mas em todo o país, assim como nos países que participarão da feira, com expositores e/ou visitantes.
Como nas edições anteriores esta será uma feira de grande sucesso. Até mesmo pelo retorno depois de dois anos de ausência. Teremos novamente o clima mágico de um grande evento que expõe produtos e tecnologia, com experimentos que são aguardados pelos produtores rurais preocupados com a melhoria de sua produção, a qualidade dos produtos que abastecem a mesa de brasileiros e estrangeiros e com o aumento da produtividade, que aumenta a renda e reduz o preço dos produtos vendidos ao consumidor final. Uma cadeia de soluções tratada com muito respeito e dedicação. Que venha a nossa grande feira.