O SuperaLab – laboratório de inovação aberta –, inaugurado nesta segunda-feira, 9 de agosto, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, irá sediar um estudo sobre impactos da utilização do gás natural no transporte público no município. O projeto GasBrasiliano Inovation Hub (GaBih) é promovido pela empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, abrangendo 375 municípios.
O objetivo do GaBih é identificar, selecionar e captar startups e empreendedores que possam gerar soluções para atendimento ao mercado do gás natural na região, proporcionando uma melhoria na experiência dos consumidores. A parceria entre o parque tecnológico e a empresa foi selada com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini, e de Alex Gasparetto, diretor-presidente da GasBrasiliano, entre outras autoridades.
No encontro, foi anunciada a realização de um estudo sobre a aplicação do gás natural e biometano como combustível de transição energética no transporte público de Ribeirão Preto. O projeto será totalmente fomentado pela distribuidora de gás, que atende a região em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), e será executado pela Consulgas.
Estudo
O estudo promovido pela GasBrasiliano vai elaborar uma base comparativa entre o gás natural e o biometano, sob a ótica da gestão de transporte público do município. O resultado será a comparação entre as alternativas existentes, a avaliação de como as duas opções citadas anteriormente se posicionam na transição energética, e um relatório sobre os impactos nas contas públicas, nas tarifas e no meio ambiente.
A tecnologia empregada nos veículos a gás natural veicular (GNV) e biometano, utilizados no estudo, já atende à norma Euro 6 que será exigida a partir de 2023. A conclusão será compartilhada com a Prefeitura com o objetivo de contribuir para a tomada de decisão em relação à revisão da estratégia de matriz energética municipal e ao Plano de Mobilidade Urbana (PMOB). Para a distribuidora, o estudo contribuirá para alavancar a inserção do gás natural e do biometano no segmento de frotas pesadas.
Parceira
O gerente do Supera Parque, Eduardo Cicconi, afirma que a parceria do complexo tecnológico, por meio do SuperaLab, com a GasBrasiliano tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da geração de inovação. “O empreendedorismo e a inovação tecnológica estão no DNA do Supera Parque”, diz.
Com o SuperaLab, o Parque Tecnológico busca contribuir de forma sistemática com o ecossistema de inovação, gerando um conjunto de práticas inovadoras e proporcionando insights e conexões entre os atores. O laboratório conta com uma estrutura física de espaço compartilhado, com 170 metros quadrados – disponível para receber times de inovação das empresas parceiras, com mesas fixa de trabalho; espaço para eventos e para reuniões.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é gerido pela Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase), resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Instalado no campus da USP, abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 82 empresas instaladas.
São 60 no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. O parque tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.