Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Twitch bate recorde de audiência no primeiro semestre de 2021

Líder mundial no mercado de streaming de games, a Twitch atingiu a marca de 12,2 bilhões de horas assistidas entre janeiro e junho de 2021. O novo recorde representa um ganho de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Algumas franquias de jogos tradicionais, como League of Legends e Grand Theft Auto V, influenciaram nesse resultado. Contudo, tendências inesperadas também fizeram sucesso na plataforma: filmes e séries, shows de DJ’s e até mesmo lives de pessoas dormindo.

Os números atingidos pela Twitch no primeiro semestre de 2021 foram observados por relatórios detalhados das gerenciadoras Rainmaker.gg e StreamElements, responsáveis por fornecer dados para o ramo de streaming de jogos. Segundo o parecer, o aumento de horas assistidas da plataforma representa cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, muito por causa do endurecimento da pandemia em diversos países, como o Brasil.

De acordo com a UOL, jogos já consolidados, como o League of Legends, fazem parte do recente sucesso de audiência da Twitch. Em fevereiro deste ano, o LoL conseguiu destronar o GTA 5 como o jogo mais visto na plataforma, chegando à impressionante marca de 144 milhões de horas assistidas. Além do mais, em todo o semestre, o público passou cerca de 912 milhões de horas assistindo a partidas do game.

Os Vtubers também se tornaram “febre” na Twitch no início de 2021. E, apesar do nome, o fenômeno não tem relação alguma com a Viih Tube do BBB. Trata-se de um estilo de transmissão que surgiu há vários anos no Japão e consiste em adicionar um filtro de avatar (inspirado no estilo anime) em substituição ao rosto. Dessa maneira, os criadores de conteúdo jogam, conversam com o público, fazem entrevistas e gravam covers, tudo isso sem mostrar a verdadeira aparência.

Jogos consolidados como o LoL e predisposições já famosas, como o Vtuber, foram determinantes para o recorde de audiência da Twitch. Contudo, novas e inusitadas tendências também influenciaram no ganho: inspiração em séries, shows virtuais e até mesmo lives de pessoas dormindo. Créditos: DisobeyArt/Shutterstock

O atual campeão de público da modalidade de Vtuber é o streamer americano AdmiralBahroo, que alcançou 2,5 milhões de horas nesse mês e contou com a ajuda de nada menos que 18 profissionais para as suas produções. A Twitch adicionou recentemente uma tag para esse tipo de conteúdo, indicando que o negócio pode crescer ainda mais.

O relatório de informações sinalizam também que a Twitch ainda depende fortemente de grandes influenciadores para o sucesso das transmissões. O streamer brasileiro Gaulês, que possui mais de 50 mil inscritos, é um exemplo. Ele conseguiu a façanha de passar os seis primeiros meses de 2021 no Top 10 mundial, somando 90 milhões de horas assistidas na plataforma, especialmente com o jogo Counter Strike: Global Offensive.

Tendências inusitadas na Twitch

Jogos clássicos do analógico também se tornaram virais no streaming de games. O xadrez ultrapassou 20 milhões de horas assistidas no início de 2021 na Twitch, influenciado pela série O Gambito da Rainha – que estreou em outubro de 2020 na Netflix, mas continua impactando a cultura pop. Além disso, o fato da série ser protagonizada por uma mulher também parece ter ajudado as streamers da categoria. Três entraram no Top 10 em fevereiro: as irmãs canadenses Alexandra e Andrea, do BotezLive, em sétimo; e a húngara Anna_Chess, em décimo.

Mas nem só de jogos vive a Twitch. A pandemia não mudou apenas os hábitos das pessoas e a forma como se relacionam, mas também trouxe redirecionamentos no mercado de música. Sem shows ou eventos presenciais, a plataforma se tornou um refúgio para DJs e outros produtores musicais. Só em janeiro, a Twitch somou 24 milhões de horas assistidas nesse segmento. O mesmo mês em 2020 marcou apenas 4,6 milhões. Vídeos sobre produção e entrevistas também fazem sucesso: o canal da revista especializada Rolling Stone chegou a 26 milhões de seguidores em cinco meses.

Na contramão dos animados shows virtuais, transmissões baseadas em zero ação também se tornaram virais. Em março, as lives campeãs de audiência apresentavam os criadores de conteúdo não produzindo literalmente nada, apenas dormindo. As sonecas somaras mais de 2 milhões de horas assistidas.

Mais da metade dessas horas foram só do streamer norte-americano Ludwig Ahgren, que cresceu 404% entre fevereiro e março. Sua grande sacada: para cada novo assinante no canal, ele adicionava alguns segundos a live, em uma estratégia conhecida como subathon. Ele acabou ficando 30 dias consecutivos online – grande parte do tempo dormindo. Semelhantemente, o vice-campeão na categoria, Matthew “Mizkif” Rinaudo, permitiu aos doadores do canal tocar qualquer coisa em seus fones de ouvido para acordá-lo.

Via Olhardigital

Postagens relacionadas

Mistério dos planetas perdidos: o que explica os anéis avulsos no espaço?

Redação 1

Netflix começa a cancelar assinaturas de clientes inativos

Redação 1

Covid-19: Google vai doar US$ 8,5 milhões em pesquisas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com