Os impactos da pandemia começaram a se atenuar e no segundo trimestre de 2021 a busca por passagens de ônibus foi cinco vezes maior comparado ao mesmo período de 2020, além de 7% a mais que no segundo trimestre de 2019, antes da pandemia. Os dados são da empresa ClickBus, plataforma pioneira em venda de passagens de ônibus online, mas não revelam se as viagens foram por turismo ou negócios.
Pensando na retomada do setor rodoviário, a empresa listou os principais destinos dos brasileiros neste primeiro semestre do ano. As grandes capitais encabeçam o ranking, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba ocupam as três primeiras posições.
Mas não só de capitais é formada essa lista. Campinas, uma das principais cidades do interior paulista, ocupa a 5° posição como o destino mais popular até então em 2021. Ribeirão Preto está em 11°. No Paraná, Londrina, no interior do estado, ficou em 13º no ranking do semestre.
Além disso, alguns destinos litorâneos também foram bastante procurados, como Salvador (6°), Florianópolis (7°), Fortaleza (10°) e Balneário Camboriú (15º). Já no Centro-Oeste as grandes cidades, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá foram as mais procuradas.
Parque do Ibirapuera em São Paulo
O mais frequentado e conhecido parque da cidade, idealizado por Oscar Niemeyer, nos moldes dos grandes parques do mundo, como o Central Park, foi inaugurado na década de 50. O espaço oferece opções para a prática de atividades físicas, fazer um piquenique com a família e atrações culturais como a OCA, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Museu Afro-Brasil, Fundação Bienal, MAC e MAM.
Top 15 destinos mais buscados no Brasil
1° – São Paulo (SP)
2° – Rio de Janeiro (RJ)
3° – Curitiba (PR)
4° – Belo Horizonte (MG)
5° – Campinas (SP)
6° – Salvador (BA)
7° – Florianópolis (SC)
8° – Goiânia (GO)
9° – Brasília (DF)
10° – Fortaleza (CE)
11° – Ribeirão Preto (SP)
12° – Campo Grande (MS)
13° – Londrina (PR)
14° – Cuiabá (MT)
15º – Balneário Camboriú (SC)