Tribuna Ribeirão
Cultura

Museu promove série de atividades

DIVULGAÇÃO

Para dar início à progra­mação de agosto, o Museu Casa de Portinari preparou diversas atividades educativas que promovem a cultura, o entretenimento e o conheci­mento. Nesta sexta-feira, 6 de agosto, “O Trem da História” exibe, às dez horas, relatos so­bre os eventos já acontecidos em Brodowski, uma forma de resgatar a memória da cidade.

Além disso, dando conti­nuidade às “Oficinas Andan­tes” que, devido à pandemia, migraram para o ambiente virtual, no sábado (7), atra­vés dos stories do Instagram do museu, às 17 horas, será possível acompanhar a ati­vidade. A ação faz parte do “Projeto Árvores”, proposto pelo artista plástico Jonathas Levy Miguel, que propõe in­tervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski.

Ainda no dia 7, sábado, o equipamento compartilha, no Spotify, um novo episódio do podcast do museu. Às dez horas, apresenta conceitos sobre a conservação e a im­portância da coleção de têx­teis da Casa de Portinari: tes­temunho dos usos, costumes e tradições ligados à família Portinari e à sociedade bra­sileira de forma geral, com o conservador Julio Moraes.

Já o “Domingo com Arte”, no dia 8, retrata, às dez horas, o trabalho da artista plástica Celeste Frata Finotto. Celeste participou de várias edições da Semana de Portinari, nas Exposições Coletivas e na Pintura Mural; aos 87 anos ainda pinta e recebe todo apoio e carinho da família.

A semana que vem come­ça com a ação “Em Dia com a Edificação”. Na terça-feira (10), as mídias sociais da ins­tituição mostram como são realizadas as medidas pre­ventivas contra a propagação de chamas do Museu Casa de Portinari, às dez horas.

Vale lembrar que, desde 1º de agosto, o museu está aber­to para visitação presencial de terça-feira a domingo, das nove às 18 horas, com 80% de ocupação. A medida acon­tece pela inserção do Estado na fase de transição do Pla­no São Paulo, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Como forma de continu­ar a disseminar a cultura, as ações educativas da institui­ção e também o tour virtual permanecem de forma online pelas mídias sociais e site (@ museucasadeportinari e www. museucasadeportinari.org.br). O museu fica na praça Candi­do Portinari nº 298, Centro de Brodowski. O telefone para in­formações é o (16) 3664-4284.

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari mani­festou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, ofere­cidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até gran­des obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasilei­ro que conseguiu maior pro­jeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.

Postagens relacionadas

SBT enquadra funcionários em relação a fotos e redes sociais

Redação 1

Quase lá

Redação 1

‘The Flight Attendant’ continua frenética na segunda temporada

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com