Para dar início à programação de agosto, o Museu Casa de Portinari preparou diversas atividades educativas que promovem a cultura, o entretenimento e o conhecimento. Nesta sexta-feira, 6 de agosto, “O Trem da História” exibe, às dez horas, relatos sobre os eventos já acontecidos em Brodowski, uma forma de resgatar a memória da cidade.
Além disso, dando continuidade às “Oficinas Andantes” que, devido à pandemia, migraram para o ambiente virtual, no sábado (7), através dos stories do Instagram do museu, às 17 horas, será possível acompanhar a atividade. A ação faz parte do “Projeto Árvores”, proposto pelo artista plástico Jonathas Levy Miguel, que propõe intervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski.
Ainda no dia 7, sábado, o equipamento compartilha, no Spotify, um novo episódio do podcast do museu. Às dez horas, apresenta conceitos sobre a conservação e a importância da coleção de têxteis da Casa de Portinari: testemunho dos usos, costumes e tradições ligados à família Portinari e à sociedade brasileira de forma geral, com o conservador Julio Moraes.
Já o “Domingo com Arte”, no dia 8, retrata, às dez horas, o trabalho da artista plástica Celeste Frata Finotto. Celeste participou de várias edições da Semana de Portinari, nas Exposições Coletivas e na Pintura Mural; aos 87 anos ainda pinta e recebe todo apoio e carinho da família.
A semana que vem começa com a ação “Em Dia com a Edificação”. Na terça-feira (10), as mídias sociais da instituição mostram como são realizadas as medidas preventivas contra a propagação de chamas do Museu Casa de Portinari, às dez horas.
Vale lembrar que, desde 1º de agosto, o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das nove às 18 horas, com 80% de ocupação. A medida acontece pela inserção do Estado na fase de transição do Plano São Paulo, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.
Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma online pelas mídias sociais e site (@ museucasadeportinari e www. museucasadeportinari.org.br). O museu fica na praça Candido Portinari nº 298, Centro de Brodowski. O telefone para informações é o (16) 3664-4284.
Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.
Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.