A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ganhará reforço. Em evento conjunto com a prefeitura de Ribeirão Preto, o governo de São Paulo anunciou, na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto, a implantação do Polo de Empregabilidade Inclusiva na cidade.
O projeto é uma parceria das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico com as secretarias municipais de Inovação e Desenvolvimento e Assistência Social. O objetivo é auxiliar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A prefeitura será parceira no investimento para a implantação do polo, cuja operacionalização será feita por organização da sociedade civil (OSC), contratada por meio de edital de chamamento público, apresentado em reunião virtual.
Participaram a secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Célia Leão, a secretária executiva da pasta, Aracélia Costa, o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina, e a de Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo, além de representantes de OSCs.
Para Eduardo Molina, o equipamento ajudará na implementação de políticas de desenvolvimento econômico ainda mais inclusivas na cidade. “O PEI irá apoiar as pessoas com deficiência para sua inserção no mercado de trabalho e para o empreendedorismo, bem como apoiar as empresas que hoje necessitam de trabalhadores PCDs e muitas vezes têm dificuldade de contratar”, diz.
“É muito importante Ribeirão ser apontada para a implantação do PEI. Estamos empenhados em fazer cumprir todas as medidas e orientações que melhorem a vida dos cidadãos e a nossa cidade de maneira global”, emenda Renata Corrêa Gregoldo. Segundo o edital, o termo de colaboração está em consonância com a missão da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A medida é para “garantir o acesso a pessoas com deficiência no Estado de São Paulo a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade” e sua visão de “ser referência internacional em articulação, implementação e monitoramento das políticas de inclusão social das pessoas com deficiência”. As organizações têm até o dia 20 de agosto para apresentar suas propostas.
O projeto
O Polo de Empregabilidade Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz parte do programa Meu Emprego Inclusivo, ação intersecretarial em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa à entrada, inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Nos Polos de Empregabilidade Inclusiva são realizadas entrevistas, acompanhamento do candidato – mesmo após inserção no mercado de trabalho –, orientações para o departamento de recursos humanos, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.