A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) implantou no domingo, 1º de agosto, na região Central da cidade, mais onze novas sinalizações do projeto “Frente Segura Ribeirão”, uma área de espera exclusiva para motocicletas, ciclistas e similares.
No dia 25 de julho a companhia já havia implantado o projeto em seis cruzamentos da avenida Doutor Francisco Junqueira. Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o Departamento de Trânsito da Transerp reforçou com sinalização vertical dos cruzamentos, evidenciando que o espaço é destinado para as motocicletas e similares.
A nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril, incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição desta sinalização, destinada exclusivamente aos motociclistas. Entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, 21 motociclistas morreram na cidade, além de quatro ciclistas.
Os dados são do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP).
No primeiro semestre, 33 pessoas morreram na malha viária de Ribeirão Preto, composta por 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedidas pelo Estado. Ribeirão Preto já tem 22 cruzamentos com estas áreas de espera exclusiva para motocicletas e bicicletas.
No dia 25, as novas sinalizações foram demarcadas nos cruzamentos da avenida Francisco Junqueira com as ruas José Bonifácio, Amador Bueno, Tibiriçá, Paraíba, São Paulo e João Ramalho, todas na região Central de Ribeirão Preto, na divisa com os Campos Elíseos, Zona Norte.
Agora, das onze novas marcações, seis ficam em cruzamentos da Francisco Junqueira com as ruas Visconde de Inhaúma, Tamandaré, Barão do Amazonas, Cerqueira César, Bejamin Constant e Liberdade. Os outros cinco ficam na avenida Jerônimo Gonçalves com as ruas Mariana Junqueira, Coronel Luiz da Cunha, Duque de Caxias, Martinico Prado e General Osório.
O “Frente Segura Ribeirão” é um projeto do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp. Com a demarcação antes da faixa de retenção nos semáforos, a sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.
O projeto proporciona maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com outros veículos no momento da abertura do verde do semáforo. Aumenta o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia. Também dá maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres e diminui o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.