Os 3,4 milhões de alunos da rede estadual voltaram do período de férias escolares nesta segunda-feira, 2 de agosto. As férias começaram em 16 de julho e terminaram no domingo (1º), de acordo com o calendário letivo de 2021. Por conta da pandemia, os estudantes acompanharam as aulas de forma híbrida, em sistema de revezamento para as atividades presenciais, respeitando o limite de 35% da capacidade de cada escola, assim como acessaram conteúdos remotos oferecidos pelo Centro de Mídias SP.
As aulas voltaram ontem sem limite de ocupação das salas – pode ser de 100%, dependendo da capacidade de cada escola, sempre mantendo o distanciamento de um metro entre os alunos. No primeiro semestre, 1,8 milhão de alunos frequentaram o ambiente escolar. Dos 3,4 milhões de estudantes da rede estadual, 97% estudam em municípios onde há autorização, podem comparecer presencialmente nas escolas estaduais.
“Temos escolas que terão 100% dos alunos nesse retorno, e outras escolas que estarão num percentual abaixo, pois o limite físico da escola não possibilita que esse percentual seja maior”, explica o secretário estadual da Educação, ou Rossieli Soares. Considerando o aplicativo do CMSP, foram mais de 2,85 milhões de acessos até 2021, além dos conteúdos assistidos pelos dois canais de TV aberta e nas redes sociais.
Em Ribeirão Preto, são cerca de 48 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano passado estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual. Agora em agosto, com a retomada do calendário de aulas, novas regras fazem parte da rotina presencial das escolas.
Nessa etapa, o cálculo do número de alunos é feito de acordo com a estrutura física de cada unidade e o distanciamento entre as carteiras será de um metro.
A distância está na lista de verificação de protocolos para apoiar a reabertura das escolas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim como o documento com orientações para a reabertura das escolas da educação básica no contexto da pandemia divulgado pelo Ministério da Saúde. Também consta do Guia de retorno das Atividades Presenciais do Ministério da Educação (MEC). As aulas nas escolas particulares também voltaram com as mesmas regras, definidas pelo Plano São Paulo. São cerca de 300 em Ribeirão Preto, dez mil no estado.