Tribuna Ribeirão
Geral

Alunos do Estado voltam às escolas

AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Os 3,4 milhões de alunos da rede estadual voltaram do pe­ríodo de férias escolares nesta segunda-feira, 2 de agosto. As fé­rias começaram em 16 de julho e terminaram no domingo (1º), de acordo com o calendário le­tivo de 2021. Por conta da pan­demia, os estudantes acom­panharam as aulas de forma híbrida, em sistema de reveza­mento para as atividades pre­senciais, respeitando o limite de 35% da capacidade de cada escola, assim como acessaram conteúdos remotos oferecidos pelo Centro de Mídias SP.

As aulas voltaram ontem sem limite de ocupação das salas – pode ser de 100%, de­pendendo da capacidade de cada escola, sempre mantendo o distanciamento de um metro entre os alunos. No primeiro semestre, 1,8 milhão de alu­nos frequentaram o ambiente escolar. Dos 3,4 milhões de es­tudantes da rede estadual, 97% estudam em municípios onde há autorização, podem com­parecer presencialmente nas escolas estaduais.

“Temos escolas que terão 100% dos alunos nesse retorno, e outras escolas que estarão num percentual abaixo, pois o limite físico da escola não possibilita que esse percentual seja maior”, explica o secretário estadual da Educação, ou Rossieli Soares. Considerando o aplicativo do CMSP, foram mais de 2,85 mi­lhões de acessos até 2021, além dos conteúdos assistidos pelos dois canais de TV aberta e nas redes sociais.

Em Ribeirão Preto, são cerca de 48 mil alunos em 82 unida­des da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jabotica­bal –, no ano passado estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual. Agora em agosto, com a reto­mada do calendário de aulas, novas regras fazem parte da rotina presencial das escolas.

Nessa etapa, o cálculo do nú­mero de alunos é feito de acordo com a estrutura física de cada unidade e o distanciamento en­tre as carteiras será de um metro.

A distância está na lista de verificação de protocolos para apoiar a reabertura das escolas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim como o documento com orientações para a reaber­tura das escolas da educação básica no contexto da pandemia divulgado pelo Ministério da Saúde. Também consta do Guia de retorno das Atividades Pre­senciais do Ministério da Educa­ção (MEC). As aulas nas escolas particulares também voltaram com as mesmas regras, defini­das pelo Plano São Paulo. São cerca de 300 em Ribeirão Pre­to, dez mil no estado.

Postagens relacionadas

Favela terá de deixar terreno

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com