Acelerar nas pistas! Desde fevereiro passado o piloto de Ribeirão Preto Guto Figueiredo não sente essa adrenalina. O atual bicampeão brasileiro – SuperBike Brasil em 2019 e Brasileiro de Motovelocidade em 2020 – participará neste final de semana do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que acontece entre os dias 30 de julho a 1° de agosto, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Na sexta-feira (30) acontecem os treinos livres; sábado (13h15) e domingo (15h35), as duas provas. A transmissão será ao vivo pelo canal da CBM (Confederação Brasileira de Motovelocidade) no YouTube.
Neste retorno, uma novidade: Guto participará do campeonato com motos de 400cc, na categoria Supersport. Ele faturou os últimos dois títulos com motos de 1.000cc. “Eu vou pilotar uma moto Kawasaki Ninja 400. É uma categoria muito competitiva, eu pretendo andar entre os dez primeiros. Estou sem acelerar nas pistas desde fevereiro, quando participei da prova de endurance R3Horas, que foi uma experiência incrível, mas se for ver mesmo, a última prova foi em dezembro de 2020, no Campeonato Brasileiro”, lembra o campeão.
Guto diz que a falta de ritmo pode ser um fator preponderante. “Não vou me cobrar muito. Todo esse tempo sem subir na moto é bem difícil, mas sexta-feira é dia de treinos-livres e eu vou poder voltar a sentir essas sensações de competição”.
O piloto também comentou a disputa em uma nova categoria. “É outro desafio. É uma categoria muito competitiva, porque as motos são todas iguais e quanto menor o peso do piloto mais rápido ele é. É uma proporção assim, cada dez quilos mais leve, ele é mais rápido um segundo. Tem piloto que pesa 48 kg”, explica. “Mas é bom competir ao lado dessa molecada, desses pilotos mais jovens. Vou acelerar o que der. Minha expectativa é andar entre os dez primeiros”, finaliza.