Levantamento realizado pelo Grupo Tecnowise, empresa em soluções tecnológicas para o setor de mobilidade, transporte e trânsito, revela que os motociclistas são os mais atingidos nos acidentes de trânsito. Em 2020, representaram 79% de todas as indenizações pagas pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Mesmo representando apenas 29,3% da frota de veículos nacional, as motos também foram responsáveis por 80% do público indenizado por invalidez permanente, um percentual 14% a mais, se comparado com demais veículos.
Outro estudo divulgado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 88% dos acidentes envolvendo motocicletas em São Paulo são resultado da imprudência dos condutores. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o total de infrações relacionadas à condução de motocicleta ou similares equilibrando-se em apenas uma roda aumentou 53% entre janeiro e abril de 2021, no comparativo ao mesmo período do ano passado.
Entre 2009 e 2020, o Seguro DPVAT pagou mais de 3,8 milhões de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e ciclomotores. De acordo com as indenizações pagas em 2020, morreram em média 48 motociclistas por dia no país, vítimas de acidentes de trânsito. Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) mostram que, até o final de maio deste ano, 17 pessoas morreram em Ribeirão Preto em acidentes envolvendo motocicletas.
A ‘cultura’ de empinar moto
Nas grandes cidades é comum ver jovens reunidos empinando motos ou, na linguagem popular, “chamando no grau”, termo que define os motoqueiros que ocupam ruas sem saída ou pouco movimentadas, com menos risco de encontrar a polícia, para empinar suas motos.
Diferentemente do wheeling, esporte que consiste na realização de manobras com motocicleta ou bicicleta e que obedece a regras e em que o praticante utiliza equipamentos de proteção, a cultura do grau, é considerada infração gravíssima. Neste tipo de manobra a moto é empinada com a roda traseira no chão.
A prática resulta em perda de sete pontos na Carteira nacional de Habilitação (CNH), multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH. O artigo 244-III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a realização de malabarismo ou equilíbrio em apenas uma roda como demonstração ou exibição de manobra perigosa.