O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) informa que uma nova massa de ar frio, de origem polar, chegará ao Sul do país a partir da noite deste sábado, 17 de julho, devendo avançar sobre partes das regiões Sudeste (São Paulo) e Centro-Oeste e pelo sudoeste da Amazônia Legal no domingo (18), “originando um novo episódio de friagem”.
Com isso, as temperaturas cairão nessas localidades durante os próximos dias, efeito que poderá ser percebido, ainda que de forma atenuada, no sul e oeste de Rondônia, no sudoeste do Amazonas e no Acre. Para este domingo, o Climatempo prevê mínima de apenas 14 graus centígrados em Ribeirão Preto, com sensação térmica de 11ºC.
A máxima pode chegar a 26ºC, com sol o dia inteiro e ventos de até 13 km/h. A umidade deve oscilar entre 38% e 85%, dependendo do período do dia.
Para segunda-feira (19), a mínima prevista é de 9ºC e a máxima, de 23 graus, sem previsão de chuva e com umidade do ar entre 15% e 84%. Na terça-feira (20), os termômetros podem marcar 7ºC, com máxima de 25 graus. Não há previsão de chuva e a umidade pode despencar para 8%, subindo até 42%.
A umidade relativa do ar ideal é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Os 711.825 moradores de Ribeirão Preto podem se preparar e retirar agasalho, cachecol, luva, meia de lã, cobertor e edredom do armário.
No dia 1º, Ribeirão Preto voltou a registrar a temperatura mais baixa em dez anos. Às cinco horas, os termômetros marcaram 3ºC com sensação térmica de 0,4 grau centígrado negativo, segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalada no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte da cidade. Esta é a temperatura mais baixa no município desde junho de 2011.